“Uma taça de vinho tinto equivale a uma hora de academia”: verdadeiro ou falso?

Beber uma taça de vinho por dia faz bem à saúde? O que há de verdade nesta e noutras afirmações que fazem parte da mitologia sobre o vinho.

Vinho tinto
O vinho é uma das bebidas mais antigas e uma das mais consumidas no mundo.

“Uma taça de vinho depois da academia faz bem ao coração.”
“O vinho tinto é mais saudável que o vinho branco.”
"O vinho tinto ajuda a perder peso."
"O vinho tinto faz bem à saúde."

Estes são alguns dos mitos mais comuns sobre beber vinho, especialmente vinho tinto.

Assumindo um consumo responsável e moderado, existem evidências científicas que afirmam que beber vinho de forma responsável, além do prazer e deleite que uma das bebidas mais antigas da humanidade nos oferece, traz alguns benefícios para a saúde. A seguir, veremos quais deles são verdadeiros e quais não são.

Uma taça de vinho tinto equivale a uma hora de academia

FALSO

Um estudo da Universidade de Alberta publicado em 2012, descobriu que o resveratrol, composto natural de algumas frutas, nozes e vinho tinto, pode melhorar o desempenho durante a prática de exercícios, além de melhorar as funções cardíacas e em pacientes com diabetes. Até mesmo o diretor do estudo, Dr. Jason Dyck, relatou que estava entusiasmado com o potencial de criar "pílulas de ginástica" à base de resveratrol, já que os resultados foram mais do que positivos... em ratos.

Para que o resveratrol do vinho tinto tivesse o mesmo efeito que uma hora na academia, você teria que beber até 1.000 garrafas por dia.”

Apesar do fato de que, devido ao impacto do estudo na mídia, a Universidade de Alberta emitiu um atualização e esclarecimento quanto à interpretação dos resultados, ainda é divulgado na mídia como verdadeiro.

Vinho faz bem ao coração

DUVIDOSO

Embora tenham sido acumuladas evidências desde o início da década de 1990 sugerindo que o consumo leve ou moderado de vinho protege contra doenças cardiovasculares, há estudos que indicam que estes resultados devem ser vistos com cautela.

Em um estudo prospectivo, multicêntrico e randomizado de longo prazo, comparando os efeitos do vinho tinto e do vinho branco na aterosclerose, denominado In Vino Veritas (IVV), seu autor, o Dr. Milos Taborsky da Palacký University Olomouc indicou que o vinho só protege contra doenças cardiovasculares em pessoas que praticam exercício físico.

Vinho e coração
Não foi demonstrado que beber um copo de vinho tinto por dia tenha um efeito benéfico na saúde do coração.

Em outro trabalho mais recente que avaliou as evidências sobre o efeito do consumo de álcool na saúde cardiovascular em um grupo de residentes europeus com mais de 40 anos de idade, a Dra. Bethany Wong, do Hospital Universitário de St. Vincent, indicou que a ingestão moderada a elevada de álcool está associada a um risco 4,5 vezes maior de afetar a saúde cardíaca. E como se isso não bastasse, o estudo indica que não foram encontrados efeitos protetores da baixa ingestão de álcool.

Vinho tinto melhora a visão

VERDADEIRO

Voltamos ao resveratrol, esse composto natural que possui propriedades vasculares e faz parte do vinho tinto. Neste estudo é indicado que o vinho tinto pode melhorar a microcirculação ocular, ajudando a prevenir problemas oculares como degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética e glaucoma, que contribuem para a perda da visão.

degustação de vinho
Existe numerosas literaturas científicas que concordam com os efeitos positivos do consumo responsável de vinho na saúde visual.

Há outras pesquisas em andamento com ensaios clínicos para estudar os efeitos do resveratrol no diabetes tipo 2 e, se for demonstrado que ajuda, também pode ser outro benefício para os olhos devido aos efeitos que o diabetes pode ter sobre eles.

Vinho tinto previne Alzheimer

FALSO

Ouvimos muitas vezes que uma taça de vinho por dia previne a doença de Alzheimer e melhora a função cognitiva do cérebro. Existem diversos estudos nesse sentido, como este da Universidade de Rochester. Porém, como acontece com muitos dos trabalhos aqui apresentados, necessitam de mais estudos para confirmar as relações encontradas, uma vez que apresentam limitações metodológicas ou seus resultados não podem ser extrapolados de forma inequívoca para humanos (a maioria dos estudos é feita em animais de laboratório).

brinde com vinho
Não, infelizmente o mito de que o vinho tinto melhora as capacidades cognitivas do nosso cérebro e previne o Alzheimer é falso.

O que não há dúvida é que o consumo excessivo de álcool pode levar a algum tipo de demência, uma vez que existem evidências científicas suficientes que indicam que o etanol é um tóxico cerebral muito eficiente.

Vinho ajuda a perder peso

FALSO

Alguns mitos indicam que beber uma taça de vinho tinto ativa um gene que impede a formação de novas células de gordura e purifica as existentes.

Bacanais em Roma
As bacanais eram festivais celebrados no Império Romano em homenagem ao deus Baco. Os romanos adoravam o deus Baco, como o deus do vinho e da vegetação.

Existe um consenso científico geral de que beber vinho (tinto ou branco) não ajuda a perder peso, mesmo para pacientes que têm alguns quilos a mais, segundo artigo da Cleveland Clinic. Pelo contrário, existem provas contundentes de que o seu consumo pode ser muito arriscado em casos de obesidade e doenças coronárias.

Vinho tinto previne o câncer

DUVIDOSO

Uma taça de vinho pode prevenir o câncer?

Alguns estudos mostram que o vinho tinto é ricos em fitoquímicos como o resveratrol, que atuam como antioxidantes e podem ter efeitos preventivos do câncer.

copo de vinho tinto
O mosto do vinho é incolor, a cor dos vinhos surge da maceração pelos pigmentos da casca das uvas (casca) e outras células vegetais, desta forma, ao fermentar, cria-se a cor do vinho. Quanto mais quente for a região de origem do vinho, mais escura será a sua cor.

Porém, outros estudos e organizações indicam o contrário: o consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer.

Neste momento não há consenso sobre este assunto e não se sabe, se beber vinho tinto tem efeitos preventivos sobre o câncer em humanos, uma vez que os ensaios clínicos sobre os efeitos do resveratrol em humanos não demonstraram que seja eficaz na prevenção ou tratamento da doença.

Vinho tinto é bom para todos

DEPENDE

Mulheres e homens vivenciam o álcool de forma diferente, por isso deveriam consumi-lo de forma diferente.

Em média, um fígado saudável pode metabolizar aproximadamente o conteúdo de um copo padrão (100 ml) a cada hora nos homens e em uma hora e meia nas mulheres.

As seguintes medidas de consumo diário são recomendadas:

  • Até 2 unidades de álcool por dia para uma mulher (o equivalente a até 200 ml de vinho com 12,5 vol%)
  • Até 3 unidades de álcool por dia para um homem (o equivalente a até 300 ml de vinho com 12,5 vol%)
  • Não mais que 4 unidades de álcool na mesma ocasião.
  • 0 unidades de álcool diariamente para gestantes, menores, pessoas que vão dirigir veículo e pessoas com problemas de saúde associados ao consumo de álcool.
        brinde com vinho
        O consumo responsável de vinho permite-nos partilhar bons momentos sem pôr em perigo o nosso corpo e o meio ambiente.

        O vinho tinto, como qualquer bebida alcoólica em geral, pode afetar cada pessoa de forma diferente. Se você tiver alguma dúvida sobre sua saúde ou como o consumo de álcool pode afetá-la, consulte seu médico, que o ajudará a determinar o que é melhor para você.