Um segundo asteroide pode ter contribuído para extinção de dinossauros

Um recente estudo publicado na revista Science mostra que há evidências de que um asteroide tenha caído no Oceano Atlântico Norte há cerca de 66 milhões de anos e possa ter contribuído para a extinção dos dinossauros!

Extinção dinossauros
Cientistas descobriram que um segundo asteroide pode ter contribuido para a extinção dos dinossauros!

A 66 milhões de anos atrás um grande asteroide de 10 quilômetros de largura caiu na região onde fica agora a Península de Iucatã, no México, e gerou a maior catástrofe do planeta, alterando todo o sistema climático da Terra e destruindo grande parte das espécies, incluindo os dinossauros. Entretanto, cientistas descobriram que esse asteroide talvez tenha tido a ajuda de um segundo asteroide para extinguir os dinossauros!

Os cientistas encontraram uma cratera no Oceano Atlântico Norte e a batizaram de Nadir, em homenagem a um vulcão submarino próximo. Essa cratera possui cerca de 8.5 km de largura e parece ter sido gerada pelo impacto de uma rocha espacial com a largura de aproximadamente 400 metros, na mesma época da cratera de Chicxulub, a extensa cratera na Península do Iucatã, deixada pelo primeiro asteroide que dizimou os dinossauros.

Essa recente descoberta foi realizada por Uisdean Nicholson, um geólogo da Universidade Heriot-Watt, em Edenborough, no Reino Unido, que estava investigando a separação do continente africano com a América do Sul há aproximadamente 100 milhões de anos e não tinha o objetivo de buscar crateras no fundo do oceano. Porém, ao analisar seus dados sísmicos detectou algo incomum, a formação de uma cavidade cercada por uma borda com um pico proeminente em seu centro, algo comum entre crateras.

Ao procurar outros cientistas, Nicholson e os demais concordaram que tinham encontrado uma cratera causada pelo impacto de um possível asteroide, que teria atravessado a atmosfera e atingido a superfície do mar com uma velocidade de 70 000 km/h. As descobertas foram publicadas em um artigo na revista Science.

É grande o suficiente para destruir uma ou duas cidades! - disse Veronica Bray, outra cientista do estudo da Science, sobre o asteroide que gerou a cratera Nadir.

De acordo com Veronica Bray, outra autora do estudo, deve-se destacar que apesar do asteroide causador do Nadir ser relativamente pequeno em relação ao da cratera de Chicxulub, o seu impacto provocaria tsunamis por centenas de quilômetros, suficientes para destruir diversas regiões.

Embora ainda seja necessário seguir com as análises dos resultados dessa pesquisa para confirmar a idade da possível cratera, e se possui relação com Chicxulub, os cientistas estão cautelosamente empolgados com o possível novo local de impacto. Os autores têm a intenção de seguir com a pesquisa e coletar amostras de rochas da cratera. Essas amostras poderão revelar o estado da vida oceânica nos anos posteriores ao impacto e ofereceria novos dados sobre as consequências de colisões de asteroides com o nosso planeta.

Novas hipóteses sobre a extinção dos dinossauros!

A recente descoberta de Nadir abre a possibilidade de novas hipóteses sobre o fim da era dos dinossauros, abrindo espaço para a chance de ter ocorrido mais de um impacto de asteroides durante este cataclismo global. Se de fato for confirmado que Nadir é um “irmão” de Chicxulub, podemos perguntar: será que existem outros?

Infelizmente essa resposta ainda é difícil de se responder, pois o registro de impactos de objetos espaciais na Terra é incompleto devido à agitação geológica intensa do nosso planeta. Atualmente há apenas cerca de 200 crateras de impacto confirmadas, pois as extensões da superfície são recicladas no manto da Terra, ao passo que outras são refeitas com novas rochas vulcânicas, e outras ainda são erodidas pela movimentação de geleiras.

Portanto, esse número reduzido de crateras ainda impede os cientistas de entender completamente como esses impactos afetaram a Terra antiga e que papel podem desempenhar no futuro do planeta.