Estudo indica que sua percepção do tempo influencia a velocidade de cicatrização de suas feridas

O estresse sempre foi falado como um fator fundamental para a saúde física. A forma como percebemos o tempo também desempenha um papel, abrindo novas relações entre mente e corpo.

percepção de tempo,feridas
Um interessante estudo da Universidade de Harvard descobriu que a percepção do tempo influencia a velocidade de cicatrização de feridas, abrindo novos caminhos na relação mente-corpo.

Um estudo inovador realizado pelos psicólogos da Universidade de Harvard, Peter Aungle e Ellen Langer, revela um aspecto fascinante da conexão mente-corpo: a influência do tempo percebido pelo paciente na cura física de feridas.

Esta pesquisa desafia a forma tradicional como entendemos os impactos psicológicos na saúde física, sugerindo uma interação forte e profunda entre mente e corpo.

No estudo, foram realizados experimentos nos quais vários voluntários sofreram ferimentos leves sob condições controladas. A percepção do tempo foi então manipulada para cada participante e os resultados foram surpreendentes.

Tempo percebido de formas diferentes

Sob condições controladas, os participantes experimentaram três percepções diferentes do tempo: Tempo Lento (onde o tempo parecia a metade da velocidade normal), Tempo Normal (uma vez o tempo real) e Tempo Rápido (onde o tempo era percebido duas vezes mais rápido).

Percepção do tempo
A velocidade do tempo é uma percepção puramente subjetiva. As emoções alteram a percepção do tempo mais do que qualquer outro fator.

Os autores, baseados na teoria da unidade mente-corpo - que postula influências simultâneas e bidirecionais da mente sobre o corpo e do corpo sobre a mente - levantaram a hipótese de que as feridas cicatrizariam mais rápido ou mais lentamente quando o tempo percebido fosse manipulado para ser experimentado como mais longo ou mais curto, respectivamente.

Confirmando esta hipótese, nos experimentos a taxa de cicatrização de feridas variou de acordo com a percepção de tempo dos participantes: quando os participantes acreditaram que havia passado mais tempo (Tempo rápido), suas feridas cicatrizaram em menos tempo.

E como esperado, na condição de Tempo Lento, onde os sujeitos perceberam que havia passado menos tempo, o processo de cura foi mais lento, embora o tempo real decorrido tenha sido o mesmo em todas as condições: 28 minutos.

Mente, corpo e saúde

Até agora, o conceito de que influências emocionais como o estresse e o meio ambiente, somadas a aspectos relacionados a comportamentos saudáveis, era o único que poderia moldar nosso bem-estar físico.

Esta pesquisa abre novos caminhos para a compreensão da relação mente-corpo, particularmente como os fatores psicológicos, como a percepção do tempo, podem afetar diretamente a saúde física. Assim, os autores estão agora se aprofundando nos mecanismos subjacentes e nas implicações mais amplas das suas descobertas.

O seu trabalho defende uma perspectiva mais ampla e holística na abordagem da interação entre mente e corpo no campo da saúde, incentivando uma exploração mais ampla das influências psicológicas na saúde física, destacando a importância de considerar os fatores psicológicos no tratamento de doenças físicas.

Esta pesquisa é fundamental para demonstrar os efeitos tangíveis dos estados psicológicos na cura física, influenciando potencialmente abordagens futuras em medicina e psicologia.

Referência da notícia:

Aungle, P.; Langer, E. Physical healing as a function of perceived time. Scientific Reports, 13, 2023.