Segundo Harvard, quais são as duas bebidas mais saudáveis ​​depois da água?

De acordo com a Universidade de Harvard, além da água, existem outras duas opções de bebidas saudáveis, que podem ser benéficas para nossa saúde. Quais são elas? Descubra aqui!

água; chá; café
Depois da água, o café e o chá podem ser boas escolhas de bebidas para a nossa saúde.

Depois da água, o chá e o café são as duas bebidas mais consumidas no planeta. Estão repletos de antioxidantes, flavonoides e outras substâncias biologicamente ativas que podem ser benéficas para a saúde.

O consumo do café: vantagens e desvantagens

Um grande número de provas sugere que o consumo de café não aumenta o risco de doenças cardiovasculares, nem de câncer. Na verdade, o consumo de 3 a 5 xícaras normais de café por dia tem sido consistentemente associado a uma redução do risco de várias doenças crônicas.

Contudo, alguns indivíduos podem não tolerar quantidades elevadas de cafeína devido a sintomas de nervosismo, ansiedade e insônia. Também, as pessoas que têm dificuldade em controlar a sua pressão arterial devem moderar a ingestão de café.

As grávidas também são aconselhadas a ingerir menos de 200 mg de cafeína por dia, pois a cafeína passa através da placenta para o feto e tem sido associada ao risco de perda do bebê e ao baixo peso do mesmo quando nasce.

Devido aos potenciais efeitos secundários negativos que algumas pessoas sentem quando bebem café, não é necessário consumi-lo ou aumentar a quantidade que toma atualmente, uma vez que existem muitas outras estratégias dietéticas para melhorar a sua saúde.

O café descafeinado é uma boa opção se a pessoa for sensível à cafeína e, de acordo com uma pesquisa, ele oferece benefícios para a saúde semelhantes aos do café normal.

Porém, as calorias extra, como o açúcar e a gordura saturada numa bebida de café carregada de nata e xarope aromatizado podem anular quaisquer benefícios encontrados em um café 'básico'.

E o chá?

O chá é a simples preparação de colocar água quente sobre folhas da planta Camellia sinensis, por exemplo. O sabor do chá varia de acordo com o local onde a planta foi colhida e a forma como é cultivada e processada.

O chá preto é o mais popular em todo o mundo, seguido do chá verde. Os chás de ervas não são feitos a partir da planta Camellia, mas sim de ervas secas, especiarias, flores, frutos, sementes, raízes ou folhas de outras plantas; normalmente não contêm cafeína como os chás tradicionais.

Estudos feitos com animais sugerem potenciais benefícios para a saúde devido ao seu elevado teor de polifenóis. Os estudos em humanos têm sido geralmente menos conclusivos, mas são prometedores.

Estudos observacionais descobriram que o consumo de chá de 2 a 3 xícaras por dia está associado a um menor risco de morte prematura, doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2.

Apesar dos riscos negativos associados à ingestão de chá muito quente, se beber a temperaturas ideais deverá trazer apenas vantagens.

No entanto, o consumo de chá muito quente (55-60°C) pode aumentar o risco de câncer de esôfago e estômago. São necessários ensaios aleatórios controlados para confirmar se estas associações saudáveis e prejudiciais são causais.

Entretanto, parece haver pouco risco associado ao consumo de chá, exceto no caso do consumo frequente de chá muito quente. Portanto, escolha um sabor e desfrute de uma xícara!