É seguro reutilizar garrafas de água? É isso o que diz a ciência

Existem opiniões diferentes sobre se é aconselhável reutilizar uma garrafa de plástico. Embora não tenha sido comprovado cientificamente que seus componentes químicos sejam prejudiciais, vamos dizer se é bom para sua saúde.

garrafa de plástico
Garrafas plásticas de água são desenvolvidas para uso único.

Certamente você já se perguntou alguma vez se é uma boa ideia reutilizar aquela garrafa de plástico que costuma ter à mão no trabalho, em casa ou quando vai à academia. No geral, se é preciso se comprometer com o meio ambiente, nada melhor do que abastecer a garrafa diariamente, né? Você pode estar pensando assim... pois bem, vamos lhe dizer duas coisas:

Primeiramente, obrigado por cuidar do planeta e, acima de tudo, não deixe de o fazer, mas deixe-nos resolver a sua questão: não, não é uma boa ideia reutilizar uma garrafa de plástico!

O principal risco não está relacionado à proliferação de bactérias, mas sim aos produtos químicos que compõem o plástico que podem contaminar o líquido.

Já se expressou todo tipo de opinião sobre o assunto, mas se seguirmos o que diz a ciência, reaproveitar esse plástico pode ser, a longo prazo, prejudicial à nossa saúde. Isso por que as garrafas de água embaladas são pensadas, projetadas e fabricadas para um único uso, e seu principal problema é que podem liberar algum componente tóxico para a saúde.

Componentes químicos liberados na água

A maioria das garrafas plásticas são feitas de policarbonato, uma resina que por sua vez contém o aditivo BPA ou Bisfenol A, que são justamente os dois componentes 'nocivos' que podem ser liberados na água (ou qualquer outro líquido dentro de garrafa). Embora seja verdade que a quantidade de substância que liberaria é mínima, seu uso repetido é desencorajado, principalmente porque nesse uso diário a garrafa pode ser exposta a situações que acarretam mais perigo, como por exemplo, expô-la a altas temperaturas.

garrafa plástica, água
O calor ajuda na proliferação de microorganismos.

Além do calor, uma garrafa de plástico tende a rachar, o que com o tempo é um terreno fértil para todo tipo de bactéria igualmente prejudicial ao nosso corpo. Isso sem falar nos microrganismos que podem ser transferidos que vêm de nossa boca, mãos ou do próprio ambiente.

Olhe o rótulo da garrafa

Se mesmo assim esses argumentos não te convencem, e você é daqueles que gosta de se divertir lendo rótulos, a partir de agora olhe para o fundo das garrafas plásticas. Dentro de um triângulo cercado por setas você encontrará um número de 1 a 7.

Se aparecerem os números 3, 6 e 7, não reutilize, pois são feitos de plásticos não recicláveis. Também é especialmente contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes, pois liberam o BPA de que falamos. Por outro lado, os números 1, 2, 4 e 5 são um pouco mais seguros para a saúde, embora as autoridades de saúde continuem recomendando não usá-los mais de uma vez.

Se mesmo assim quiser encher o recipiente, certifique-se sempre de que o frasco não apresenta danos e lave-o sempre com sabão antes de o utilizar novamente. Embora nada seja tão recomendável quanto uma boa garrafa de vidro, que além de ser amiga do meio ambiente, também é amiga da nossa saúde.