Qual é o vegetal que ajuda a fortalecer a memória na idade adulta?

Pesquisas revelam que a ingestão frequente desta planta milenar de origem japonesa ajuda a melhorar as habilidades cognitivas, especialmente a memória, em pessoas com mais de 60 anos.

wasabi
O wasabi tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

As funções cognitivas deterioram-se frequentemente à medida que o envelhecimento avança, e a ciência continua a investigar formas de mitigar ou retardar este processo. Algumas dicas para o bem-estar incluem fazer atividades físicas, buscar um bom descanso e, claro, garantir uma boa alimentação.

Existem alimentos que são grandes aliados do funcionamento cerebral. Agora, uma nova pesquisa sugere que existe um vegetal que pode melhorar significativamente a memória em pessoas com mais de 60 anos.

Estamos falando do wasabi, famoso por ser o condimento doce e picante que costuma acompanhar o sushi. Este vegetal, também chamado de raiz-forte japonesa, contém um composto bioativo – isotiocianato de 6-metilsulfinil hexil, ou 6-MSITC –, conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tohoku decidiu indicar o impacto positivo do consumo de wasabi em algumas funções cerebrais, como memória episódica, velocidade de processamento, memória de trabalho e atenção.

Doze semanas de experimento

Para avaliar isso, a equipe recrutou 72 voluntários saudáveis entre 60 e 80 anos. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos.

Primeiro, suas funções cognitivas foram avaliadas antes do início do período de testes. Eles foram então instruídos a consumir comprimidos de wasabi todos os dias antes de dormir, durante 12 semanas.

Um grupo recebeu comprimidos de wasabi contendo 0,8 miligramas de 6-MSITC, e o outro grupo recebeu comprimidos de placebo.

wasabi
O wasabi acompanha diversas receitas japonesas, como sushi.

Terminado o período de três meses, os pesquisadores reavaliaram as funções cognitivas, analisando velocidade de processamento mental, atenção, memória de curto prazo, memória de trabalho, memória episódica e funções executivas.

Aqueles que consumiram os comprimidos de wasabi tiveram melhor desempenho nos testes de memória. Em particular, na memória episódica (recordar sequências do passado), na memória de trabalho (reter informações temporariamente) e em tarefas de associação de memória, como ligar nomes a rostos, que é um desafio comum entre adultos. Além disso, eles demonstraram melhorias na memória de curto e longo prazo.

Segundo indica a pesquisa, o hipocampo desempenha um papel fundamental no funcionamento da memória episódica e de trabalho. Os investigadores propõem que o composto 6-MSITC pode atuar aliviando a neuroinflamação, protegendo contra danos oxidativos nas células cerebrais e fortalecendo a conectividade neuronal.

“O 6-MSITC reduziria os níveis oxidativos e inflamatórios no hipocampo. A diminuição dos oxidantes e da inflamação pode proteger os danos cerebrais e melhorar as funções neuronais, como as atividades cerebrais e a plasticidade neuronal no hipocampo. Tomar 6-MSITC durante 12 semanas melhoraria o funcionamento da memória em adultos mais velhos”, afirma o estudo, publicado na revista Nutrients.

Por outro lado, os pesquisadores destacam que não encontraram evidências de melhorias significativas em áreas como raciocínio, atenção e velocidade de processamento.

Embora sejam necessárias mais pesquisas para compreender os mecanismos subjacentes e confirmar estas descobertas, o estudo sugere que a incorporação do wasabi na dieta pode oferecer uma forma natural de ajudar a memória na velhice.