Por que as médias de temperatura global são importantes?

O planeta Terra tem sofrido um aquecimento expressivo desde o final dos anos 50, porém ao analisarmos a média da temperatura global nos deparamos com um aumento de aproximadamente 1ºC. Parece um valor pequeno, mas extremamente impactante na escala global.

Pela primeira vez na história humana, o dióxido de carbono na atmosfera superou 415 partes por milhão. O suficiente para impactar o clima da Terra.

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), desde o período pré-industrial, estima-se que as atividades humanas aumentaram a temperatura média global da Terra em cerca de 1ºC. O aquecimento que já foi introduzido no sistema terrestre por emissões produzidas pelo homem desde o início do período pré-industrial não deve se dissipar por centenas ou milhares de anos. Este aquecimento continuará a causar mais mudanças a longo prazo em nosso clima, como a elevação do nível do mar e seus impactos associados.

Todavia, você pode se perguntar: “por que eu deveria me importar se a temperatura sobe mais meio grau ou um grau? As temperaturas sobem e descem o tempo todo. Que diferença isso faz?” A resposta é: faz muita diferença. Limites de temperatura mais altos afetarão negativamente os percentuais cada vez maiores da vida na Terra, com variações significativas por região, ecossistema e espécie. Para algumas espécies, significa literalmente vida ou morte.

Apesar de 1ºC não parecer muito, a energia envolvida é gigantesca. Imagine o seu fogão aquecendo uma panela com água, rapidamente a água irá ferver, certo? Mas se aumentarmos esta panela para um tonel, é necessário muito mais energia para aquecê-lo. Agora imagine que dentro da sua panela está o planeta terra inteiro com sua imensidão. A quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura em 1ºC é enorme.

Uma outra maneira de visualizarmos é o exemplo da temperatura do corpo humano que em média está a 36,5ºC, mas se aumentarmos em 1ºC já nos sentimos febris e notamos que 1ºC faz toda a diferença. Basicamente, nosso planeta está “febril”. Logicamente, estes exemplos servem somente para visualizarmos o problema em que estamos entrando cada vez mais fundo. O fato é, somos uma força geológica.

Projeções da Temperatura Global

Inúmeros modelos climáticos previram anteriormente um futuro apocalíptico para a existência da vida na Terra. Do rápido derretimento da calota e do aumento catastrófico do nível do mar, ao aumento das temperaturas tornando algumas áreas inabitáveis e à extinção em massa de espécies nas áreas afetadas. Mas mesmo nossos melhores esforços podem não ser suficientes para evitar o desastre.

O acordo climático de Paris compromete os países envolvidos a evitar que o aquecimento global atinja até 2°C acima das temperaturas pré-industriais até o final do século. No entanto, mesmo que todos os países cumpram suas metas não-vinculativas, algumas projeções estimam que as temperaturas globais podem subir mais de 3°C, e possivelmente em mais de 4°C. Isso teria um efeito devastador no planeta, elevando o nível do mar em até 1,5 metro, colocando cidades como Amsterdã e Nova York sob a água e causando fome generalizada.