Os raios UV podem aumentar o desejo e a potência sexual

Atenção: não deixe de usar protetor solar, nem de tomar precauções nas horas de maior radiação. Contudo, tem-se um ponto positivo em relação à exposição ao Sol: ele influencia nosso próprio mecanismo de defesa que, ao nos proteger, aumenta nossa libido. Saiba mais aqui.

Sol e romance
Uma pesquisa buscou responder como os raios UVB afetam nosso comportamento sexual.

A conexão entre Sol e romance não é nova. Milhares de músicas e filmes testemunham algo que a ciência estudou e que talvez, no fundo, todos intuímos. Com a chegada da primavera, geralmente passamos mais tempo ao ar livre e aumentam as informações sobre como a exposição ao sol é prejudicial à nossa pele.

Mas desta vez é diferente. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv se propôs a analisar a relação entre a exposição à luz solar e os nossos mecanismos hormonais, que aumenta a libido e a potência sexual. O trabalho foi publicado na revista Cells Report, e liderado pelos doutores Roma Parikh, Ashchar Sorek e Carmit Levy. Segundo os resultados, não há dúvida: o Sol acende a chama do desejo!

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores seguiram várias etapas. Eles primeiro trabalharam com camundongos machos e fêmeas, expondo-os a diferentes níveis de radiação UVB.

amor
Os raios ultravioleta (UV) favorecem o sentimento de paixão.

Os efeitos foram vistos imediatamente. Nas fêmeas, o tamanho dos ovários aumentou, o período de cio foi prolongado e os níveis hormonais aumentaram. Tanto os machos quanto as fêmeas estavam mais dispostos a ter relação sexual. Mas o estudo não parou por aí. Se os ratos respondem dessa forma, a mesma coisa acontece em humanos?

Homens e mulheres sob o Sol

Os pesquisadores replicaram o experimento em humanos. Eles expuseram um grupo de homens e mulheres a diferentes níveis de radiação UVB, sob condições controladas. Em ambos os casos, os voluntários relataram sentir maior atração, excitação e tendências românticas. Além disso, nos homens o nível de agressividade também aumentou, o que está relacionado ao nível de testosterona.

As análises laboratoriais foram consistentes com as respostas dos sujeitos do estudo. A exposição à luz solar afeta a regulação do sistema endócrino responsável pela liberação de hormônios sexuais. “Descobrimos que a exposição aos raios ultravioleta B (UVB) aumenta os níveis de hormônios esteroides sexuais e o comportamento sexual, que são mediados pela pele”, afirmaram os pesquisadores.

A exposição aos raios UVB também melhora a capacidade de resposta e atratividade sexual das mulheres e as interações entre homens e mulheres, afirma o estudo.

Agora, vale perguntar como é possível que algo tão negativo para nossa pele como os raios UVB também possa ter esses efeitos? Este também foi o foco da investigação.

Questão de pele

Talvez o mérito não seja tanto dos raios do sol como do nosso próprio sistema de defesa. Carmin Levy argumentou que até agora não se sabia muito sobre o mecanismo pelo qual a radiação ultravioleta afeta a regulação hormonal e o comportamento sexual. “Nosso estudo permitiu uma melhor compreensão desse mecanismo”, disse.

A pele tem várias formas de lidar com a radiação solar, e uma delas é a proteína p53. Aparentemente, essa proteína protetora também é a grande responsável pela regulação da sexualidade.

“Existem dois programas integrados na pele, que são ativados após a exposição à luz solar, para proteger contra danos ao DNA: o sistema de reparo do DNA e a pigmentação, ou seja, bronzeamento, dependendo do grau de exposição. A proteína p53 regula o nível de dano ao DNA. Em nosso estudo, encontramos que o mesmo sistema também ativa o sistema endócrino da sexualidade e da reprodução máxima”, explicou Levy.

A eliminação condicional de p53 especificamente nos queratinócitos da pele suprime os efeitos dos raios UVB. Portanto, os raios UVB desencadeiam um eixo pele-cérebro-gonadal através da ativação de p53 na pele, disse o estudo.

Embora os pesquisadores tenham enfatizado a importância de tomar precauções quando expostos ao sol, eles estavam muito otimistas sobre o potencial de suas descobertas. “Como seres humanos, não temos pelos e, portanto, nossa pele está diretamente exposta à luz solar. Estamos apenas começando a entender o que essa exposição está fazendo conosco e os principais papéis que podem desempenhar em vários processos fisiológicos e comportamentais. É só a ponta do iceberg", afirmaram os pesquisadores.