O Telescópio Hubble avista o maior cometa já descoberto!

Um grupo de astrônomos usando o famoso telescópio espacial Hubble, da NASA, estimaram as medidas do maior cometa já descoberto! Apesar de muito distante, espera-se que esse cometa gigante passe próximo ao Sol na próxima década!

Telescópio Hubble
O Telescópio Hubble fez mais uma importante descoberta ao registrar o maior cometa já avistado!

O famoso telescópio espacial Hubble, da NASA, fez registros do maior cometa já visto! O núcleo deste cometa gelado possui um diâmetro estimado de 130 quilômetros - equivalente à extensão do litoral da Paraíba - tamanho 50 vezes maior do que é encontrado nos núcleos dos cometas já conhecidos!

Além do tamanho, sua massa também impressiona! Pesando cerca de 500 trilhões de toneladas, o núcleo deste cometa é 100 mil vezes maior que a massa dos cometas típicos que são encontrados mais próximos ao Sol.

O cometa gigante recebeu a identificação C/2014 UN271, mas foi batizado com o nome Bernardinelli-Bernstein, em homenagem aos astrônomos Pedro Bernardinelli e Gary Bernstein que o descobriram em 2014 a partir de imagens do Dark Energy Survey no Observatório Interamericano Cerro Tololo, no Chile. Desde então, muitos telescópios terrestres e espaciais passaram a observar intensivamente este objeto misterioso e brilhante!

Sempre suspeitamos que este cometa tinha que ser grande porque é tão brilhante a uma distância tão grande. Agora confirmamos que é - David Jewitt, professor de astronomia da Universidade da Califórnia

Intrigados pelo cometa, um time de pesquisadores liderado por Man-To Hui usou o Hubble para tirar cinco fotos do cometa no dia 8 de janeiro deste ano. Após obter as imagens, o desafio foi discriminar o núcleo sólido do cometa da enorme pluma de poeira que o envolve. Para isso, os pesquisadores utilizaram um modelo de computador ajustado às imagens do Hubble e conseguiram extrair as informações acerca do núcleo deste cometa distante!

Antes dessa descoberta, o título de maior cometa pertencia ao cometa C/2002 VQ94 descoberto em 2002 pelo projeto Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR) e que possui um núcleo estimado de 97 quilômetros.

O cometa gigante está a caminho da Terra?

O cometa Bernardinelli-Bernstein segue uma órbita elíptica de 3 milhões de anos e no momento está se movendo a 35,4 mil km/h a partir da borda do nosso sistema solar em direção ao Sol. Mas, calma, não precisamos temer! O cometa não atingirá a Terra e nem nosso Sol! O mais próximo que ele chegará do nosso Sol será de uma distância de 1,6 bilhão de quilômetros no ano de 2031.

youtube video id=fAEjtd7pqAE

Apesar de passar bem distante de nós, os pesquisadores estão entusiasmados com sua aproximação. Isso porque acredita-se que o cometa Bernardinelli-Bernstein tenha origem na misteriosa Nuvem de Oort, o ninho de trilhões de cometas que se formaram no interior do sistema solar primitivo.

A Nuvem de Oort continua como uma teoria desde que sua hipótese foi levantada em 1950 pelo astrônomo holandês Jan Oort, isso porque seus cometas são muito fracos e distantes para serem observados diretamente, tornando-a praticamente invisível para nós. Dessa forma, os astrônomos esperam que o cometa gigante Bernardinelli-Bernstein forneça mais informações e respostas sobre os cometas da Nuvem de Oort.