O que são os misteriosos pilares de luz?

Um raro fenômeno meteorológico causa espanto e rumores na internet. Os pilares de luz já foram registrados em diversos países e foram associados com atividades místicas, alienígenas e até mesmo confundido com a aurora boreal. Mas afinal, o que são essas luzes?

Os pilares de luz geralmente ocorrem no inverno.
Eles se parecem com raios de luz de uma nave alienígena, mas os pilares da luz são definitivamente deste mundo.

O pilar de luz é um fenômeno óptico atmosférico no qual um feixe de luz vertical parece se estender da superfície da terra até o espaço. O efeito é criado pela refração da luz em pequenos cristais de gelo que estão suspensos na atmosfera ou que compõem nuvens de alta altitude (por exemplo, cirrostratus ou nuvens cirros).

Se a luz vem do Sol (geralmente quando está perto ou mesmo abaixo do horizonte), o fenômeno é chamado de pilar solar. Os pilares de luz também podem ser causados pela Lua ou por fontes terrestres, como as luzes das cidades. Geralmente, o fenômeno ocorre no inverno nas médias e altas latitudes.

Esses pilares de luz com aparência estranha levam muitas pessoas a reportarem a presença de OVINs (Objetos Voadores Não Identificados). Existem muitos relatos de OVNIs causados por pilares de luz nas Cataratas do Niágara, onde a névoa da corrente de água que desce interage com os muitos holofotes da cidade voltados para cima, assim, produzindo o fenômeno, especialmente durante o inverno.

No início deste ano, um caso em Ontário, no Canadá, chamou atenção dos moradores e foi confundido com a aurora boreal. Os eventos não tem qualquer tipo de relação já que a aurora boreal é formada quando partículas eletricamente carregadas de origem solar interagem com o campo magnético do planeta terra causando perturbações na ionosfera.

Formação do fenômeno

Como são causados pela interação da luz com os cristais de gelo, os pilares da luz pertencem à família dos halos. Os cristais de gelo responsáveis pelos pilares têm, geralmente, formato de placas planas e hexagonais que tendem a se orientar mais ou menos horizontalmente à medida que caem no ar.

Cada cristal age como um pequeno espelho que reflete fontes de luz fazendo com que a luz volte em direção a superfície. A distribuição vertical dos cristais faz com que o reflexo seja alongado verticalmente em uma coluna. Quanto maiores e mais numerosos os cristais, mais pronunciado se torna esse efeito.

Ao contrário de um único feixe de luz, um pilar de luz não está fisicamente localizado acima ou abaixo da fonte de luz. Sua aparência como uma linha vertical é uma ilusão de ótica, resultante da reflexão coletiva dos cristais de gelo. Porém, apenas aqueles que estão no plano vertical comum direcionam os raios de luz para o observador. Este fenômeno é semelhante ao fenômeno de refração da luz em um corpo d'água.