O Megalodon era mais esguio do que pensávamos

Um novo estudo mostra que o Megalodon, um tubarão gigantesco que se extinguiu há 3,6 milhões de anos, era mais longo do que os estudos anteriores sugerem.

megalodon
O Megalodon é tipicamente retratado como um monstro superdimensionado na cultura popular, com exemplos recentes nos filmes de ficção científica "The Meg" (2018) e "Meg 2: The Trench" (2023).

Estudos anteriores presumem que este tubarão atingia provavelmente comprimentos de pelo menos 15 metros ou possivelmente até 15 metros.

No entanto, o Megalodon é largamente conhecido apenas pelos seus dentes e vértebras no registo fóssil - um conjunto de dados bastante incompleto a partir do qual se podem tirar conclusões. Assim, o grande tubarão branco moderno foi tradicionalmente utilizado como modelo para os corpos do Megalodon em estudos anteriores. Esse modelo levou os pesquisadores a concluir que o tubarão era redondo e atarracado como os grandes tubarões brancos.

"A nossa equipa reexaminou o registo fóssil e descobriu que o Megalodon era mais esguio e possivelmente mais comprido do que pensávamos. Por isso, um modelo melhor pode ser o tubarão-mako moderno".

Phillip Sternes, biólogo da UCR e primeiro autor do artigo.

Este continuaria a ser um predador formidável no topo da antiga cadeia alimentar marinha, mas teria tido um comportamento diferente com base nesta nova compreensão do seu corpo, afirmam os cientistas.

A revelação mais recente

Para o novo estudo, uma equipe de 26 cientistas de todo o mundo, co-liderada por Sternes e pelo professor de paleobiologia da Universidade de DePaul, Kenshu Shimada, inspirou-se nas diferenças entre os comprimentos corporais anteriormente estimados para o Megalodon.

Foi um momento "eureka" quando a nossa equipe de pesquisa percebeu da discrepância entre dois comprimentos anteriormente publicados para o mesmo exemplar de Megalodon, disse um dos membros da equipa, Shimada.

A equipe fez então uma nova comparação entre os fósseis de vértebras do Megalodon e os de parentes vivos do tubarão lamniforme. Mediram todo o esqueleto vertebral de um grande tubarão branco vivo através de um scanner de TAC e compararam-no com a reconstrução anterior da coluna vertebral do Megalodon.

Assim, concluíram que este continuaria a ser um tubarão gigante e predador. Apesar de os resultados sugerirem fortemente que o Megalodon não era apenas uma versão maior do atual grande tubarão branco. Uma nova compreensão do tipo de corpo do Megalodon afetaria, por sua vez, a compreensão dos cientistas não só do tubarão gigante em si, mas também do seu impacto na ecologia e evolução dos ecossistemas marinhos que moldaram os oceanos atuais.

Não há dúvida que o Megalodon é um dos maiores predadores marinhos que alguma vez existiu. Mas um corpo mais fino e alongado sugere que o Megalodon também tinha um canal digestivo mais longo.

youtube video id=Xac888oBoIQ

Sternes explicou que, neste caso, os tubarões podem ter beneficiado de uma melhor absorção de nutrientes e podem não ter tido de comer tão frequentemente como se pensava anteriormente.

Alguns cientistas de tubarões teorizaram que uma diminuição natural de presas levou à extinção dos Megalodons. No entanto, Sternes tem outra teoria, em parte apoiada pela compreensão revista da sua forma.

Sternes acredita que houve uma combinação de fatores que levaram à sua extinção, mas um deles pode ter sido o aparecimento do grande tubarão branco, que era possivelmente mais ágil, tornando-o um predador ainda melhor do que o Megalodon.

Sternes P., Jambura P., Türtscher J., et al. White shark comparison reveals a slender body for the extinct megatooth shark, Otodus megalodon (Lamniformes: Otodontidae). Palaeontologia Electronica (2024).