Novas esperanças para o tratamento da enxaqueca crônica

A enxaqueca é uma das doenças mais comuns que muitas vezes não é diagnosticada e tratada. Afeta 1 em cada 5 mulheres, 1 em 16 homens e 1 em 11 crianças.

enxaqueca crônica
A enxaqueca é uma das doenças mais comuns, sofrida principalmente pelas mulheres. Geralmente não é diagnosticada ou tratada.

A enxaqueca é a causa mais comum de dor de cabeça recorrente, que pode causar dor latejante intensa ou sensação latejante geralmente de um lado. Muitas vezes é acompanhada de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som. As crises de enxaqueca podem durar de horas a dias e a dor pode ser tão intensa que afeta as atividades da pessoa que sofre.

Os primeiros episódios geralmente ocorrem durante a puberdade ou em adultos jovens, e sua frequência e gravidade aumentam e diminuem nos anos subsequentes. A maioria começa a ter uma diminuição na frequência e intensidade dos “ataques” por volta dos 30 anos, e um declínio maior após os 50 anos.

Os gatilhos da enxaqueca podem variar desde mudanças no clima até pular refeições, bem como situações estressantes, estímulos externos (cheiros, luzes, sons, etc.), privação de sono, certos alimentos e alguns fatores hormonais, principalmente a menstruação.

Estágios da enxaqueca

Estima-se que as mulheres sofram de enxaqueca 3 vezes mais do que os homens, e as crianças, adolescentes ou adultos que as sofrem podem passar por quatro fases:

  • Pródromo: aparece um ou dois dias antes de um ataque, evidenciado por mudanças de humor, desejos alimentares, bocejos frequentes, prisão de ventre, etc.
  • Aura: pode ocorrer pouco antes ou durante uma enxaqueca e inclui sintomas visuais (piscar, ver formas ou manchas brilhantes) ou perda de visão, dificuldade para falar, sensação de formigamento nos membros ou fraqueza no rosto ou em um lado do corpo.
  • Crise: pode durar de 4 a 72 horas se não for tratada e sua frequência costuma variar até várias vezes por mês. Os sintomas da enxaqueca são dores intensas que latejam geralmente em um lado da cabeça, mas às vezes pode ser em ambos os lados; sensibilidade à luz, ao som, a cheiros e ao toque; náusea e vômito.
  • Pósdromo: ocorre após a crise de enxaqueca, evidenciada por estado de confusão, exaustão e falta de forças por até um dia.

Se as crises de enxaqueca ocorrerem com uma frequência de 15 dias ou mais por mês, durante três ou mais meses, é chamada de “enxaqueca crônica”.

Expectativas de novos tratamentos

A enxaqueca crônica é uma condição sofrida por cerca de 2% da população global. O uso excessivo de medicamentos para aliviar a dor de cabeça aguda pode contribuir para o desenvolvimento e persistência da enxaqueca crônica.

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, descobriram um mecanismo biológico por trás da redução na frequência da enxaqueca observada em pessoas que sofrem de enxaqueca crônica após a interrupção gradual dos medicamentos.

Dor de cabeça
Hipócrates (460 a.C. - 370 a.C.) foi o primeiro a descrever uma enxaqueca com aura. Os avanços científicos desde então melhoraram a qualidade de vida daqueles que as sofrem.

Os pesquisadores coletaram amostras de DNA de pacientes com enxaqueca crônica antes e depois de 12 semanas de interrupção do tratamento medicamentoso, e compararam os resultados entre aqueles que mantinham dores de cabeça diárias com aqueles que tiveram uma redução superior a 50% nos dias mensais de dor de cabeça e enxaqueca.

Os resultados os ajudaram a compreender o processo de cronificação da enxaqueca e exploraram como este processo poderia ser revertido.

Resultados chave

A equipe de pesquisa procurou encontrar “etiquetas” químicas adicionadas às moléculas de DNA em resposta a fatores ambientais, incluindo medicamentos terapêuticos. Essas etiquetas podem ativar ou desativar genes.

Os pesquisadores encontraram “etiquetas” em dois genes:

  • Gene HDAC4, relacionado à redução da dor de cabeça dias após a retirada da medicação.
  • Gene MARK3, relacionado a menos dias de enxaqueca por mês, o que serviu como um biomarcador preditivo da resposta ao tratamento.
amostras de DNA
Amostras de DNA de pacientes com enxaqueca crônica antes e depois de 12 semanas de interrupção do tratamento medicamentoso ajudaram a entender como ela pode ser tratada.

Estes resultados têm implicações clínicas importantes, sugerindo que os genes HDAC4 e MARK3 podem ser potenciais alvos terapêuticos para o tratamento da enxaqueca.

A compreensão dos mecanismos genéticos relacionados à abstinência de medicamentos fornece novos insights para tratar a enxaqueca crônica e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados.

Referência da notícia:

MEHTA, D. et al. Alterations in DNA methylation associate with reduced migraine and headache days after medication withdrawal treatment in chronic migraine patients: a longitudinal study. Clinical Epigenetics, 15, 2023.