Por que é comum ter dor de cabeça enquanto está ventando?

Com a chegada dos primeiros dias de ventos fortes, alguns de nós sofremos com dores de cabeça. Esta consequência do vento é popularmente conhecida, mas o que diz a ciência?

Hombre con dolor de cabeza
As mudanças de tempo podem produzir dores de cabeça

Estamos em uma época de transição, na qual passamos de temperaturas mais baixas para um período mais quente e, até mesmo, com onda de calor. Esse contraste não atinge da mesma forma em todo o país, porém o choque térmico é mais considerável no Centro-Sul, justamente pelo fato ser a região mais afetada pelos sistemas transientes.

A mudança de temperatura sempre é acompanhada ou sentida atráves da ocorrência de ventos, com intensidade variável em relação ao contraste térmico entre as massas de ar separadas por um sistema frontal.

O vento não é um fenômeno muito agradável ou desejável. É irritante na maioria das situações. Além disso, parece causar dor de cabeça nas pessoas. Muitos de nós já notamos isso em algum momento. A que isso pode ser devido?

O que exatamente é o vento

O vento é exatamente o ar em movimento. Não entraremos em detalhes sobre sua origem, o que exigiria um artigo completo à parte, mas para o que nos interessa neste momento, basta saber que é uma massa de ar que se move de um lugar para outro. E este movimento pode acontecer com uma velocidade alta ou baixa. Isto vai determinar como acabaremos notando o vento, se forte ou fraco.

El viento dobla paraguas
O vento frio pode provocar dores de cabeça.

O ar é transparente. É certo e óbvio. E as coisas que não são vistas são difíceis de imaginar ou tocar, mas com relação ao ar você só precisa estender a mão pela janela de um carro para notá-lo. E não será a mesma coisa fazer isto a uma velocidade a mais de 100 km/h. Agora podemos entender por que o material que chega do espaço se desintegra ao tentar cruzar a atmosfera viajando a vários quilômetros por segundo.

A dor de cabeça

O efeito que o vento tem no corpo humano está relacionado à meteorosensibilidade. Existem pessoas que são sensíveis às mudanças do tempo, como as da pressão atmosférica. É o efeito mais conhecido. Quem nunca ouviu aquele ditado: "o meu joelho dói, com certeza é uma mudança no tempo!". Também os afetam a mudança nas horas do dia, por exemplo. Tenha cuidado, pois não estamos falando de dores simples; algumas pessoas acabam sofrendo de distúrbios do sono e ansiedade.

O vento também provoca efeitos no corpo de algumas pessoas. Principalmente se soprar forte e em épocas de frio, parece que a dor está relacionada ao que é chamado de "dor de cabeça por estímulo frio". Quando comemos sorvete ou tomamos uma bebida muito gelada, isso também pode dar origem a essa dor de cabeça. Se o vento sopra forte e a temperatura está baixa, afeta principalmente a área mais desprotegida do corpo, que é o rosto e a cabeça, que ficam descobertos.

O frio estimula o nervo trigêmeo, que transmite as sensações do corpo para a cabeça, ordenando ao cérebro a dilatação ou contração dos vasos sanguíneos muito rapidamente, para regular a temperatura após o frio repentino. Este processo tão rápido é o que causa nossas dores de cabeça.

Portanto, a ciência apoia a teoria de que o vento forte e frio pode provocar dor de cabeça. Não é uma invenção nem desculpa para poucos.