Inteligência emocional: “Hoje pode ser um grande dia… e amanhã também”

Um novo livro do conhecido psicólogo e jornalista Daniel Goleman e do professor da Universidade de Yale Cary Cherniss promete nos ensinar como combinar desempenho, empatia e inteligência emocional para tornar cada dia especial.

felicidade, humor, ânimo
Como aproveitar ao máximo o nosso dia? A qualidade de vida pode ser melhorada e existem diversas dicas psicológicas que podemos seguir.

Em 1981, o cantor e compositor espanhol Joan Manuel Serrat estreava a sua icônica canção que, cantada por várias gerações, ensinou que cada dia pode ser “um grande dia” para nos dar uma oportunidade, e que cabe a nós “aproveitarmos ou deixarmos passar”. O poeta, a partir de uma visão muito pessoal, deu as “chaves” para que pudéssemos viver cada dia com a convicção de que foi o melhor da nossa existência.

Mais de 40 anos depois, em janeiro deste ano, e como resultado de duas décadas de pesquisas científicas, os prestigiados psicólogos Daniel Goleman e Cary Cherniss publicaram seu livro Optimal: How to Sustain Excellence Every Day (em português algo como: 'Ideal: como manter a excelência todos os dias').

A melhor maneira de ter um dia bom

Ter um dia bom, em que todos os nossos propósitos sejam alcançados, enfrentando cada obstáculo com a clareza e determinação necessárias, é o que Goleman chama de estar em estado ideal.

Quando uma pessoa atinge o seu estado ideal, ela é mais criativa e decidida no seu trabalho, alcança melhores resultados e, portanto, sente-se mais satisfeita.

Alguém que é capaz de fornecer soluções no ambiente de trabalho é mais valorizado, o que resulta em maior autoestima. Por outro lado, o estado de realização alcançado durante o desempenho profissional – e que podemos identificar como felicidade – tem um impacto direto e positivo na esfera mais pessoal e íntima de cada indivíduo.

Chegar a esse estado em que tudo flui e nos sentimos realizados e felizes, embora possa parecer uma utopia, é possível, e os autores nos dão as ferramentas para alcançá-lo.

O caminho para o estado mental ideal

O especialista em inteligência emocional Daniel Coleman recomenda que a primeira coisa seja administrar as emoções: regular nossas emoções conflitantes. Ao alcançar a serenidade e a tranquilidade mental, podemos usar plenamente nossos talentos e desenvolver nossas habilidades.

humor e trabalho
O bom humor também ajuda a melhorar a atenção e a intenção, ou seja, percebemos melhor a realidade e nos sentimos capazes de realizar tarefas com energia.

Aumentar a atenção através da meditação é outra recomendação: dedicar alguns minutos todas as manhãs para respirar e trazer calma à nossa mente é um passo seguro no caminho para o estado ideal.

O que nos afasta do estado ideal

Porém, na sociedade moderna existem hábitos e perigos que nos afastam do nosso propósito. O descanso insuficiente, poucas horas de sono de qualidade à noite, atacam diretamente o estado mental a que aspiramos.

O uso excessivo e inadequado de dispositivos celulares, importantes para o desenvolvimento de nossas atividades no contexto de um mundo constantemente comunicado e interconectado, pode reduzir a concentração, essencial para um estado ideal.

Fazer com que todos os dias você viva em harmonia e paz de espírito depende muito de você. E não se esqueça, se você se dedicar a isso, “hoje pode ser um ótimo dia, e amanhã também”.