Técnica para dormir em menos de um minuto pode interessar às pessoas com insônia!

Estressados, expostos às telas ou simplesmente pessoas com insônia crônica: a dica proposta por um professor da Universidade de Harvard para adormecer em menos de um minuto sem dúvida lhe interessará.

Dormir insônia noite cama
Distúrbios de som e luz, ambiente, estresse ou roupa de cama inadequada podem influenciar a qualidade do sono.

Segundo vários estudos, 16 a 20% dos franceses sofrem de insônia: o que se segue irá necessariamente interessá-los, pois existe uma técnica quase milagrosa para adormecer muito rapidamente, às vezes em menos de um minuto.

Estresse, telas, entre outros culpados...

Os belos sonhos de muitos franceses são, portanto, às vezes frustrados pelo pesadelo muito real da dificuldade em adormecer. O estresse do dia a dia, os aborrecimentos no trabalho ou com a família em casa, ou mesmo roupas de cama ruins podem atrapalhar nosso cérebro e impedir que adormecemos rapidamente.

A exposição a telas também pode desempenhar um papel. Além disso, consideramos que devemos eliminar toda a poluição sonora e luminosa para adormecer mais facilmente, mas também limitar o uso de telefones à noite e todos os outros dispositivos que emitem luz azul. Na verdade, esta luz pode alterar o ciclo do sono e perturbar o nosso corpo... O ambiente influencia, portanto, a qualidade do nosso sono.

O método 4-7-8

Como muitas vezes a mente é responsável pelos distúrbios do sono, é aconselhável praticar a sofrologia , ou seja, o controle da respiração abdominal e o manejo contínuo do fluxo de ar: assim, o desapego é incentivado, ficamos mais facilmente conectados a nós mesmos e adormecemos mais facilmente. Foi, portanto, inspirando-se na sofrologia e no yoga que o professor Andrew Weil, da Universidade de Harvard, imaginou um método simples de seguir, que consiste em controlar a respiração de acordo com um determinado tempo.

Este método 4-7-8, se bem praticado, permite que você adormeça em menos de um minuto! Na cama, você deve primeiro tocar o palato colocando a ponta da língua atrás dos incisivos superiores e depois expirar todo o ar contido nos pulmões. Em seguida, inspire pelo nariz por 4 segundos (contando mentalmente), prenda a respiração por 7 segundos e expire pela boca gradualmente por 8 segundos. Limpe a cabeça a cada respiração e repita a operação pelo menos 3 vezes ou até se sentir calmo mental e fisicamente.

Por que esta técnica é tão eficaz, segundo o professor Weil? Simplesmente porque influencia diretamente o sistema nervoso parassimpático: ao fornecer mais oxigênio ao nosso corpo, ele relaxa mais rapidamente e a mente descansa em pouco tempo. Tendo testado pessoalmente esta técnica, eu diria que ela realmente promove o adormecimento rápido, mas não necessariamente em menos de um minuto: considere experimentá-la sem tela para maior eficiência!