Indicadores climáticos críticos bateram recordes em 2021, diz OMM

O novo relatório publicado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) revela que em 2021, 4 dos 7 indicadores críticos das mudanças climáticas globais bateram novos recordes! Importante evidência de que estamos indo na contramão da rota ideal para frear as mudanças climáticas.

Mudanças Climáticas
O relatório do Estado do Clima de 2021 da OMM alerta que 4 importantes indicadores de mudanças climáticas bateram recordes no ano passado.

Segundo novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), quatro indicadores importantes de mudanças climáticas estabeleceram novos recordes em 2021. De acordo com a OMM, esses recordes representam mais um sinal claro de que as atividades humanas estão causando grandes mudanças na terra, oceanos e atmosfera, com consequências prejudiciais e duradouras em todo ecossistema terrestre.

O mundo deve agir nesta década para evitar impactos climáticos cada vez piores e manter o aumento da temperatura abaixo de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais - secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres

O relatório da OMM sobre o Estado do Clima Global em 2021 (em inglês, State of the Global Climate in 2021) confirmou que o ano de 2021 foi “apenas” um dos sete mais quentes da história, devido principalmente a atuação da La Niña, que gerou um efeito de resfriamento temporário, mas não reverteu a tendência geral de aumento das temperaturas do planeta.

A temperatura média global em 2021 foi 1.11(± 0.13)°C acima da média do período pré-industrial (1850 a 1900). Além disso, o relatório também confirma que os últimos sete anos (2015 a 2021) foram os sete anos mais quentes já registrados.

É apenas uma questão de tempo antes de vermos outro ano mais quente já registrado”, disse o secretário-geral da OMM, Prof. Petteri Taalas. “Nosso clima está mudando diante de nossos olhos. O calor retido pelos gases de efeito estufa produzidos pelo homem aquecerá o planeta por muitas gerações. A elevação do nível do mar, o calor dos oceanos e a acidificação continuarão por centenas de anos, a menos que sejam inventados meios para remover o carbono da atmosfera. Algumas geleiras chegaram ao ponto de não retorno e isso terá repercussões de longo prazo em um mundo em que mais de 2 bilhões de pessoas já sofrem de estresse hídrico”.

Este relatório da OMM complementa o relatório da Sexta Avaliação do IPCC, que inclui dados até 2019. Esse relatório será usado como documento oficial para as negociações da ONU sobre mudanças climáticas, a COP27, que ocorrerá no Egito ainda neste ano.

Novos recordes estabelecidos em 2021

O relatório fornece um resumo sobre o estado dos principais indicadores climáticos em 2021, mas os principais destaques deste relatório são em relação aos indicadores que bateram recordes no último ano, são eles:

  • Concentração de gases de efeito estufa: Mesmo com todos os alertas feitos pelo IPCC e OMM, a cada ano continuamos a registrar um aumento da concentração de gases de efeito estufa. Medições da concentração de dióxido de carbono (CO2) feitas na estação de Mauna Loa, Havaí, indicam esse aumento. Em abril de 2020 foi registrada uma média de 416,45 partes por milhão (ppm), em abril de 2021 esse valor foi de 419,05 ppm e, mais recentemente, em abril de 2022 o valor registrado foi de 420,23 ppm.
  • Calor nos oceanos: Os oceanos do nosso planeta absorvem cerca de 90% do calor excedente retido pelos gases de efeito estufa. Todos conjuntos de dados mostram que a quantidade de calor armazenada nos primeiros 2 km do oceano tem aumentado, principalmente nos últimos 20 anos. Em 2021 o conteúdo de calor no oceano foi o mais alto registrado, excedendo o valor registrado em 2020. Grande parte do oceano experimentou pelo menos uma forte onda de calor marinha em 2021.
  • Aumento do nível do mar: O calor acumulado nos oceanos gera uma expansão térmica da água que implica num aumento do nível do mar. Em 2021 o nível médio global do mar atingiu um novo recorde, depois de aumentar, em média, 4,5 mm por ano no período de 2013 a 2021. Isso é mais que o dobro da taxa entre 1993 e 2002!
  • Acidificação dos oceanos: Os oceanos absorvem cerca de 23% das emissões anuais de CO2 antropogênico da atmosfera. Esse CO2 reage com a água do mar e leva à acidificação dos oceanos, diminuindo o pH da água e ameaçando todo o ecossistema marinho. De acordo com o IPCC, há uma confiança muito alta de que o pH atual da superfície do oceano é o mais baixo em pelo menos 26 mil anos e as taxas atuais de mudança são sem precedentes desde pelo menos essa época!