NASA suspende atividades científicas do telescópio Hubble devido a um glitch

NASA anunciou que o telescópio Hubble teve que ficar em modo de segurança e sem atividades científicas por causa de um glitch em giroscópio.

Hubble entrou em modo segurança e teve atividades científicas suspensas devido à glitch.
Hubble entrou em modo segurança e teve atividades científicas suspensas devido à glitch. Crédito: NASA

No dia 23 de abril, a NASA colocou o telescópio espacial Hubble em modo de segurança enquanto analisa um glitch do telescópio. O modo segurança significa que apenas alguns sistemas permanecem ativos mas as atividades científicas foram interrompidas. Enquanto estiver nesse modo, o telescópio é incapaz de mandar dados científicos de suas observações pelo Universo.

O telescópio Hubble já é considerado um telescópio ancião pelos astrônomos mas até hoje tem uma importância gigantesca dentro da Astronomia. O telescópio continua obtendo dados científicos e observando o Universo no espectro do visível. Segundo a NASA, o problema que ativou o modo de segurança está em um dos giroscópios do telescópio que obteve alguns problemas de leitura.

Em um comunicado oficial, a NASA confirma que os instrumentos do telescópio estão funcionando e que técnicos trabalharam para resolver o glitch. No comunicado, a agência confirmou que o telescópio continuará atuando cientificamente durante essa década e possivelmente no começo da próxima junto com o telescópio James Webb.

Telescópio Hubble

O telescópio Hubble foi lançado em 1990 pela NASA com a missão de observar o Universo através do espectro do visível. Ele é um telescópio espacial que está localizado na órbita terrestre com um espelho de 2,4 metros de diâmetro. O Hubble revolucionou a Astronomia desde o momentno que foi lançado observando imagens espetaculares do Universo.

Telescópio Hubble está em órbita em torno da Terra
Telescópio Hubble está em órbita em torno da Terra sendo possível fazer reparos de maneira mais fácil. Crédito: NASA

Uma das missões científicas principais foi estimar a taxa de expansão do Universo. A expansão foi descoberta no começo do século XX pelo astrônomo Edwin Hubble. Com dados do telescópio, astrônomos encontraram que o Universo se expandia aceleradamente e a partir daí a energia escura começou a ganhar um papel maior na Cosmologia.

O Hubble observa no espectro do visível e uma pequena faixa do infravermelho. Com esse intervalo de observação é possível alcançar regiões distantes do Universo observando a época que o Universo era jovem. O telescópio James Webb expandiu essas observações para um intervalo maior do infravermelho.

James Webb é o sucessor?

Desde que o telescópio James Webb foi lançado, muitas referências sobre ser o sucessor do Hubble ganhou popularidade. Apesar do James Webb ter começado a ser discutido após o lançamento do Hubble como o próximo grande telescópio, é errado dizer que ele é o sucessor. Um dos motivos é que o Hubble e o Webb possuem objetivos diferentes e observam em intervalos diferentes.

Enquanto o Hubble observa no espectro da luz visível, o Webb observa no espectro do infravermelho por causa dos objetivos distintos de cada telescópio.

A missão do Hubble focou em calcular a taxa de expansão e observar a rede cósmica do Universo enquanto do Webb é estudar o Universo extremamente jovem. Os objetivos científicos são diferentes mas o Webb tem sido usado para confirmar observações do Hubble como observações dos Pilares da Criação e outras nebulosas.

34 anos de Ciência

No dia 24 de abril, o Hubble comemorou seu aniversário de 34 anos desde o seu lançamento superando todas as expectativas. Parte da longevidade do Hubble se deve ao fato de ser próximo da Terra, sendo mais fácil reparações técnicas quando foi necessário. A NASA estima que o telescópio permanecerá funcionando nos próximos 10 anos.

Messier 76 foi escolhida como o alvo fotografado para comemorar os seus 34 anos
Messier 76 foi escolhida como o alvo fotografado para comemorar os seus 34 anos. Crédito: NASA

Para comemorar o aniversário de 34 anos, a NASA havia fotografado a nebulosa Messier 76 que é um dos alvos favoritos de observatórios. A nebulosa está localizada a 3400 anos-luz de distância e é formada por gases de uma gigante vermelha que está ao fim da sua vida. Durante o colapso final, a gigante vermelha se tornará uma anã branca.

Problema no giroscópio

Apenas 1 dia antes do aniversário de 34 anos, o telescópio apresentou algumas leituras erradas em um dos seus giroscópios entrando em modo de segurança. O modo de segurança significa que apenas as atividades básicas permanecem ativas. As atividades científicas foram suspendidas temporariamente.

O time de engenheiros e cientistas da NASA estão procurando a melhor solução para lidar com o problema nos giroscópios. Caso o giroscópio com problema não volte a funcionar, é possível que o telescópio continue a funcionar apenas com um dos sistemas apenas. Ele permanecerá em modo de segurança até que a melhor solução seja encontrada.

Referência

NASA 2024 NASA’s Hubble Pauses Science Due to Gyro Issue. Comunicado Oficial.