Histórico climático: o que foi o Período Quente Medieval?

O sistema climático tem ciclos de aquecimento e arrefecimento. O clima na Europa no Período Medieval entre o ano de 700 e 1300 foi, no geral, mais quente do que o atual. Te contamos aqui!

A principal causa associada a este aumento de temperatura foi uma alteração na salinidade do oceano Altântico Norte.

O Período Quente Medieval foi um período de aquecimento incomum, principalmente na Europa, mas acabou influenciando um pouco todo o planeta. O pico do aquecimento se deu no ano de 1100.

Este período ficou caracterizado por um clima mais suave, permitindo assim, um desenvolvimento do cultivo por toda a Inglaterra, coincidindo desta forma, com o ótimo climático que favoreceu a atividade agrícola. Já a região do mar Mediterrâneo sofreu com secas intensas, principalmente ao leste, e o Mar Cáspio obteve redução do seu volume. Alterações na paisagem também foram dectadas. Na Suíça, os glaciares diminuíram até nas áreas mais elevadas, e na América do Sul a vegetação cresceu com facilidade nos Andes.

Foi nesta época que a expansão dos Vikings aconteceu. Os Vikings da Noruega invadiram grande parte das Ilhas Britânicas e setentrionais e, entre os anos de 870 e 930, se estabeleceram na Islândia. Isto foi possível, pelo fato de que os mares do norte estivessem navegáveis pela ausência de gelo, facilitando assim o acesso para as regiões mais a sudoeste da Europa. Mais tarde, chegaram à Groenlândia ou Greenland (“Terra Verde”), onde se estabeleceram com uma comunidade de cerca de 5000 pessoas. Aqui, ocuparam essencialmente o fundo dos fiordes na costa oeste da ilha, já que a costa leste é banhada por uma corrente fria que descende do Ártico, o que a tornava inóspita.

Por volta do ano de 1300, o clima voltou a esfriar. O estreito da Dinamarca, (que separa a Groenlândia da Islândia), começou a se tornar mais difícil para a navegação devido ao aumento da calota polar do Ártico, fazendo com que o estabelecimento dos Vikings terminasse. Em suma, este período foi marcado essencialmente por alterações na temperatura, na agricultura, nas paisagens e pelo deslocamento da população.

Causas e previsões

Utilizando o isótopo de carbono 14 como indicador da atividade solar antes de 1600, foi possível colocar em evidência um nível elevado de atividade do sol durante este ótimo climático.

O século XX foi quase tão quente como os séculos do Período Quente Medieval. O período quente, que se deu entre os anos de 1976 e 2000, parece ter chegado ao fim. Os astrofísicos que estudam o comportamento das manchas solares prognosticaram que os próximos 25-50 anos poderão compor um período frio semelhante ao Mínimo de Dalton, ocorrido entre as décadas de 1790 e 1820.