Como o Nepal conseguiu regenerar as suas florestas?

Sem programas de reflorestação planeados em grande escala, um relatório do Banco Mundial de 1979 advertiu que as florestas nas colinas do Nepal poderiam desaparecer, em grande parte, até 1990, devido ao uso intensivo de recursos. Mas a situação mudou de figura nos últimos anos.

Nepal; encostas; florestas
Após a aprovação de uma lei em 1993, os membros da comunidade patrulhavam ativamente as florestas para garantir a sua proteção.

Durante a década de 1970, o Nepal enfrentou uma crise ambiental. As florestas das suas encostas estavam a degradar-se devido ao pastoreio do gado e à extração de lenha, o que levou ao aumento de inundações e deslizamentos de terras.

Então, nas décadas de 1980 e 1990, o governo do Nepal começou a reavaliar as suas práticas de gestão florestal a nível nacional, o que levou a uma lei florestal de extrema importância em 1993.

Esta legislação visava a entrega das florestas nacionais a grupos florestais comunitários. O resultado desta gestão liderada pela comunidade, segundo uma pesquisa recente financiada pela NASA, foi uma quase duplicação da cobertura florestal neste pequeno país montanhoso.

A evolução das florestas do Nepal

Entre 1992 e 2016, a cobertura florestal no país teve um aumento significativo, passando de 26% para 45%. A maior parte do crescimento de árvores ocorreu em aldeias de altitude média, nas colinas entre os Himalaias e as planícies do rio Ganges.

Reflorestação Nepal
Evolução das florestas do Nepal, entre 1992 e 2016. Fonte: NASA.

Antes da lei de 1993, que deu início a esta reflorestação, os recursos das florestas eram intensivamente utilizados (pastoreio e lenha, essencialmente), o que resultou na degradação das mesmas.

Gestão das florestas após a lei de 1993

Sob a gestão florestal comunitária, os guardas florestais trabalharam com os grupos comunitários de forma a criar planos que delineassem como poderiam desenvolver e gerir as florestas.

Apesar de as pessoas extraírem recursos das florestas, tais como frutos, medicamentos e alimentação para o gado, os grupos comunitários restringiram o pastoreio e o corte de árvores, assim como limitaram as colheitas de lenha.

Em muitas das florestas comunitárias, a gestão ativa permitiu que as árvores voltassem a crescer naturalmente nas colinas, mas foram necessários esforços de plantação de árvores em áreas de menor altitude, que eram, em grande parte, desprovidas de vegetação.

A gestão florestal por grupos comunitários provou ser viável, visto que a maior parte das florestas duplicou a sua cobertura, entre o início da década de 1990 e 2016.

Uma floresta comunitária, chamada Devithan ou Bosque Sagrado, tinha apenas 12% de cobertura florestal em 1988, contudo cresceu para 92% em 2016.

Atualmente, as florestas comunitárias ocupam cerca de 2,3 milhões de hectares - cerca de um terço da cobertura florestal do Nepal - e são geridas por mais de 22 mil grupos florestais comunitários que compreendem 3 milhões de agregados familiares.