Evento Miyake: o fenômeno que pode causar o colapso total do planeta

Especialistas descobriram, através de anéis de árvores, que a Terra foi atingida por fluxos cósmicos altamente energéticos no passado. Se algo assim acontecesse hoje, o caos reinaria. Descubra quais seriam as consequências e o que poderia ser feito para evitar essa catástrofe.

tempestade solar
As tempestades solares mais poderosas podem derrubar o fornecimento de energia globalmente. Outro evento Carrington ou até maior seria possível nas próximas décadas.

Soma-se à emergência climática outra preocupação. A atenção se volta para o espaço: para nos proteger da futura crise global, já não basta mitigar as mudanças climáticas, zerando as emissões, já que ameaças maiores podem vir de fora da Terra.

Periodicamente, fluxos de partículas carregadas de explosões ou explosões solares atingem nosso planeta. Estes são os que causam auroras polares, interrompem as comunicações de lapso de tempo ou causam danos menores aos satélites. Neste caso, não nos referiremos a tempestades solares típicas, mas a "supererupções", mais conhecidas no meio científico como eventos de Miyake, cuja origem ainda é incerta.

Até o momento são poucos os registros de incidentes graves gerados por tempestades solares após a Revolução Industrial. Um em particular, o evento Carrington de 1859, paralisou a população global na época, causando um aumento de corrente nas redes telegráficas até que fossem destruídas. Poderíamos imaginar um efeito muito mais catastrófico na sociedade de hoje.

Anéis de árvore revelam algo assustador

Recentemente, um grupo de especialistas da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu que a história das "supererupções" está registrada nos anéis das árvores. Foi possível decifrar que uma misteriosa tempestade cósmica atinge nosso planeta a cada mil anos. E isso foi percebido pelas altas concentrações de carbono 14 radioativo contido nos anéis.

Um evento Miyake destruiria a rede elétrica global, arrastando a humanidade de volta à Idade das Trevas.

Os fluxos de partículas carregadas, ao entrarem em contato com a atmosfera terrestre, interagem com os átomos de nitrogênio: dessa reação é produzida uma nova forma de carbono —carbono 14— que finalmente é absorvido pelas árvores. É assim que tem sido possível interpretar esta pegada "impressa" nos anéis. A obtenção de um padrão nessa descoberta pode prever eventos futuros de Miyake. Mas a pesquisa não é suficiente.

O que aconteceria se nenhuma ação fosse tomada

A rede de cabos submarinos de internet seria danificada durante uma tempestade cósmica supermassiva. Devido à falta de proteção, este e outros sistemas de telecomunicações e eletricidade seriam devastados por um evento de Miyake. Serviços de saúde, bancários e de alimentação seriam paralisados se as redes elétricas entrassem em colapso. Os hospitais, quando deixassem de ter seus geradores, exporiam todos os pacientes assistidos por aparelhos respiratórios. Sem dúvida, haveria um apocalipse industrial e social.

youtube video id=PIYAQnghk-Q

Apesar de tudo, a esperança não está perdida. Se países como China e Estados Unidos investissem na proteção de redes de energia, isso reduziria substancialmente o risco. Em entrevista feita pela El Confidencial os especialistas recomendam alguns passos a seguir nessas circunstâncias.

Existe a possibilidade de proteger nossos sistemas de energia e comunicações para evitar o apocalipse industrial e social diante de um possível evento de Miyake.

"Organizar a infraestrutura elétrica para torná-la mais resiliente, criando redes locais e regionais que possam atuar de forma independente quando necessário", é um dos pontos do Dr. Ethan Siegel, astrofísico teórico. Além disso, os transformadores devem ser protegidos, usando capacitores em série ou neutro, acrescenta John Kappenman, engenheiro elétrico. Finalmente, fortalecer e melhorar o sistema de alerta precoce com modelos de inteligência artificial seria ótimo para prever esses eventos, conclui o Dr. Holly Gilbert, diretor do High Altitude Observatory nos Estados Unidos.