EUA registra o raio mais longo do mundo: recorde de 829 km, segundo a WMO

A Organização Meteorológica Mundial (WMO) estabeleceu um novo recorde mundial para o raio mais longo do mundo: incríveis 829 km em uma tempestade em 2017 nos Estados Unidos.

Estados Unidos registram o 'mega relâmpago' mais longo do mundo, com 829 km de extensão.

A Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês) confirmou nesta quinta-feira (31) o novo recorde mundial de extensão de um raio. A certificação foi para um raio de 829 km de comprimento que ocorreu em 2017 nos Estados Unidos. Veja abaixo os detalhes.

Raio de 829 km nos EUA em 2017 estabelece novo recorde

A descarga elétrica aconteceu durante um grande complexo de tempestades que cruzou o céu entre o leste do estado do Texas e a região de Kansas City, no estado do Missouri, em 22 de outubro de 2017. Há uma margem de erro de ± 8 km neste novo recorde.

O raio iniciou na região das Grandes Planícies – um ponto crítico para sistemas de tempestades, cuja dinâmica permite a ocorrência de mega relâmpagos extraordinários E para fins de comparação: um carro levaria de 8 a 9 horas e um avião comercial pelo menos 90 minutos, para cobrir essa distância.

Imagem de satélite do raio de 829 km que se estendeu do leste do Texas até perto de Kansas City (Missouri), nos EUA, em um complexo de tempestades de 22 de outubro de 2017. Fonte: Peterson, et al. (2025).

De acordo com a WMO, este raio foi detectado com a ajuda de satélites meteorológicos de última geração, que permitiram revisar os dados da tempestade anos depois do ocorrido.

O recorde anterior também pertencia aos EUA, e também foi registrado nas Grandes Planícies, em 29 de abril de 2020, com 768 km (margem de erro ± 8 km) de extensão.

A distância do novo recorde é comparável à de uma viagem entre Paris (França) e Veneza (Itália), e superou em 61 km o recorde anterior, de 2020, também nos Estados Unidos.

Este evento de 2017 é notável por ter sido uma das primeiras tempestades em que o mais novo satélite da NOAA, o Geostationary Operational Environmental Satellite (GOES-16), documentou "mega relâmpagos" de descargas elétricas.

E este raio, em particular, não foi identificado na análise original da tempestade em 2017, mas foi descoberto por meio de um reexame da tempestade.

“É provável que extremos ainda maiores ainda existam e que seremos capazes de observá-los à medida que medições adicionais de alta qualidade se acumulam ao longo do tempo", disse o professor Randall Cerveny, relator do Comitê da WMO sobre Extremos de Tempo e Clima.

Cerveny ainda destacou que “Esse novo recorde mostra como a natureza ainda guarda fenômenos impressionantes e como os avanços tecnológicos ajudam a observá-los com mais precisão”.

Referências da notícia

A New WMO-Certified Single Megaflash Lightning Record Distance: 829 km (515 mi) occurring on 22 October 2017. 31 de julho, 2025. Peterson, et al.

WMO certifies megaflash lightning record in USA. 31 de julho, 2025. WMO Press Release.