Estranho som agudo foi gravado no pela NASA em Marte

Além de obter resultados sobre a velocidade do som, podemos notar a importância da composição atmosférica. Abaixo estão os detalhes para entender que, além da ciência, devemos cuidar do nosso ar.

Rover Perseverance; Marte; NASA
A pesquisa descobriu que a composição química da atmosfera marciana é crítica para a velocidade do som registrada pelo Perseverance. Créditos: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

Antes de começarmos, vamos relembrar um pouco. Enquanto algumas pessoas aproveitavam as férias em fevereiro de 2021, Marte foi visitada pelo Perseverance: o instrumento mais sofisticado que a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) de Estados Unidos enviaram para o planeta vermelho. O nome incorpora a paixão e a capacidade da NASA de enfrentar novos desafios.

Mas qual é a missão do Perseverance? Coleta de amostras de rochas e sedimentos cuidadosamente selecionadas. Dessa forma, eles são documentados para o futuro retorno à Terra. O Perseverance também procura sinais de vida microbiana antiga.

Além disso, é capaz de caracterizar a geologia e o clima de Marte. No entanto, seu principal papel é pavimentar o caminho para a exploração humana, além da Lua. E o Perseverance não estava sozinho, pois carregava um helicóptero chamado Ingenuity. Esta é a primeira aeronave a tentar um voo controlado e motorizado de outro planeta.

youtube video id=lX5iVyfF3N0

Vale ressaltar que, antes do pouso do Perseverance, o ambiente acústico em Marte era completamente desconhecido. Mas há algumas semanas foi publicado na revista Nature, a pesquisa relacionada com a gravação acústica que a NASA realizou naquele planeta. Esta captura foi obtida graças aos microfones Perseverance.

Foi apresentada a primeira caracterização do ambiente acústico de Marte, cujas flutuações estão entre 20 Hz e 50 Hz. Para melhor compreensão, consideraremos a velocidade do som. Na Terra, essa variável é de 343 m/s (metros por segundo). Enquanto em Marte, o som viaja a cerca de 240 m/s e 250 m/s.

A velocidade do som em Marte é menor do que na Terra, porque o dióxido de carbono predomina em sua atmosfera.

O que isto significa? Em nosso planeta, o som diminui em nitidez depois de percorrer 65 metros. Se estivéssemos em Marte, a 8 metros de viagem, nada se ouviria. Acima de tudo, sons agudos são completamente perdidos a essa distância.

Esta é uma característica única da atmosfera que é dominada pelo dióxido de carbono, sob certas condições. Os resultados expostos estabelecem uma verdade básica para a modelagem de processos acústicos. Algo essencial para estudos em outras atmosferas, como as de Vênus e Marte.

Importância da atmosfera no som

Desde o início, devemos saber que o som é a energia que viaja na forma de ondas e requer um meio para se propagar. Portanto, o som no vácuo não existe. Mas e se houver gases?

Aí ouvimos! Porque os gases presentes na atmosfera da nossa Terra permitem que o som se materialize. Por causa disso, podemos ouvir instrumentos musicais, risos, pássaros cantando e nossa música favorita. Sem a atmosfera, este mundo seria um lugar completamente silencioso.

Quer saber como é a atmosfera de Marte? De acordo com estudos da NASA, é muito fina e é composto principalmente de dióxido de carbono, nitrogênio e argônio. Nessas condições, veríamos o céu embaçado e vermelho devido à poeira em suspensão.