Em breve o homem poderá respirar em Marte sem um traje espacial!

Viver em Marte... Um projeto inconcebível há alguns anos! E, no entanto, os cientistas acabaram de descobrir como os humanos podem respirar no Planeta Vermelho: graças às bactérias!

Cianobactérias Marte
As cianobactérias transformam o dióxido de carbono em oxigênio e, portanto, podem permitir que os humanos respirem livremente no Planeta Vermelho.

Os cientistas encontraram a solução para que os humanos possam respirar em Marte. A atmosfera do Planeta Vermelho é composta por 96% de dióxido de carbono! Impossível para os humanos sobreviverem neste ambiente sem uma combinação adequada. E, no entanto, os cientistas encontraram a solução: bactérias! E mais particularmente cianobactérias.

Como as bactérias podem nos ajudar a respirar em Marte?

As cianobactérias podem ser a chave para a produção de oxigênio em Marte! Estes transformam o dióxido de carbono em oxigênio de acordo com um relatório científico realizado pela Universidade de Bremen, na Alemanha, e pelo Centro de Tecnologia Espacial Aplicada e Microgravidade (ZARM).

Em seu estudo "A Low-Pressure N2/CO2 Atmosphere Suits Cyanobacteria-Based Life Support Systems on Mars", publicado em fevereiro passado, os pesquisadores descobriram que esses seres vivos microscópicos podem permitir que os humanos respirem livremente no planeta, criando oxigênio.

“As cianobactérias têm sido apontadas como candidatas para impulsionar a sobrevivência biológica em missões espaciais, já que todas as espécies produzem oxigênio através da fotossíntese, enquanto algumas podem fixar nitrogênio atmosférico em nutrientes”, explicaram os pesquisadores alemães.

Assim como as plantas, as cianobactérias podem criar oxigênio e converter dióxido de carbono em oxigênio por meio de suas habilidades fotossintéticas.

Especialmente porque a particularidade desta bactéria é a sua capacidade de viver em ambientes hostis como... em Marte! Onde variações drásticas de temperatura e exposição contínua à radiação definem o clima marciano.

Quando os humanos viverão em Marte?

Até agora, os experimentos de laboratório que reproduzem o clima marciano têm sido positivos. As cianobactérias crescem lá. O próximo passo é, portanto, transportar esses microrganismos para Marte para testar se podem fornecer oxigênio para pessoas que poderiam viver lá.

Enquanto isso, para se proteger da radiação e das amplitudes térmicas marcianas muito fortes, os humanos são forçados a viver em bunkers protegidos. A NASA planeja enviar humanos a Marte. O CEO da SpaceX, Elon Musk, disse que quer enviar um milhão de pessoas para o Planeta Vermelho até 2050.

No entanto, os especialistas apontam que seu estudo ainda é apenas preliminar. Porque o crescimento de cianobactérias no ambiente marciano é um verdadeiro desafio.

De fato, a atmosfera marciana representa menos de 1% da pressão total da Terra. Por enquanto, esses micro-organismos não poderiam se desenvolver lá na atmosfera do planeta Marte. E criar a atmosfera terrestre em Marte ainda é muito caro!