Bolhas de água comestíveis, adeus às garrafas de plástico!

A ideia de beber água em garrafas plásticas se torna antiquada, e agora você pode "comer água" com as bolhas comestíveis 'Ooho!'. Além de trazerem benefícios para o meio ambiente, são práticas e podem ser feitas em casa. Saiba mais aqui.

ooho bolhas de água garrafas plásticos comestíveis
"É hora de comer água em vez de beber."

O ato de beber água da maneira convencional, com garrafas plásticas ou recipientes recarregáveis que são desconfortáveis para transportar, logo será esquecido.

As pérolas ou bolhas de água chamadas Ooho! contêm a medida certa para lhe hidratar sem gerar resíduos. Para "beber" a água, basta simplesmente fazer um pequeno furo na película e absorvê-la, ou você pode comer diretamente a bolha inteira.

Sabemos que o plástico veio para revolucionar o quotidiano do ser humano, e ainda nos proporciona grandes benefícios e confortos. Mas, é preciso confrontar que a sua produção consome recursos não renováveis, apenas uma porcentagem muito pequena é reciclada, e o pior é que os nossos oceanos estão cheios desses resíduos (microplásticos) que afetam seriamente a saúde de todos os seres vivos.

youtube video id=fqUmM-eklBY

Felizmente, este sistema inovador de água potável dentro de bolhas comestíveis biodegradáveis visa reduzir o uso de garrafas plásticas. Além de ser super prático, esse método vem sendo implementado em vários países há alguns anos, por exemplo, em atividades esportivas e em grandes eventos ou festivais. E esse recurso é amplamente aceito por causar zero impactos ao meio ambiente.

"Oooh!" é a água comestível do futuro

As novas bolhas ou pérolas “Ooho!” são uma espécie de saquinhos comestíveis cheios de água (que também poderia ser suco, por exemplo). É um sistema muito prático que não gera resíduos ao beber água. Engenheiros do Royal College of Art de Londres apresentaram há alguns anos o método inovador de beber água com uma cápsula biodegradável como um recipiente "bolha", que pode ser perfeitamente processado pelo sistema digestivo.

Seus criadores explicam que o volume ideal da bolha é de 50 mililitros, e se ela não for consumida em algumas semanas, terá se decomposto naturalmente. Essa é uma diferença enorme e positiva, pois, uma garrafa de plástico leva até 500 anos para se decompor.

ooho bolhas de água garrafas comestíveis de plástico
"Oooh!" consiste em um recipiente feito de algas marrons e cloreto de cálcio.

Este recipiente comestível consiste em uma membrana dupla feita de dois ingredientes: alginato de sódio e cloreto de cálcio. Ambos os compostos combinados geram uma parede de gel transparente, mas sólida o suficiente para reter o líquido em seu interior, resultando em embalagens sustentáveis.

O alginato de sódio é um sal de sódio solúvel obtido a partir de algas marinhas conhecidas como alginas. Este polissacarídeo de algas marrons é usado na cozinha como agente gelificante. A FAO/OMS certifica que o alginato em aplicações alimentícias é um dos aditivos alimentares mais seguros, e geralmente o encontramos, por exemplo, em sorvetes, geleias, bebidas lácteas ácidas, molhos, etc.

ooho bolhas de água garrafas comestíveis de plástico
O custo dessas "garrafas" comestíveis é muito baixo e seus ingredientes são naturais.

O segundo ingrediente, o cloreto de cálcio (CaCl2), é um composto químico inorgânico usado em uma ampla gama de produtos alimentícios, como queijos, tofu e bebidas energéticas, devido à sua eficácia como agente antiaglomerante, estabilizador e espessante.

Este incrível projeto futurista está sendo realizado nos laboratórios do Skipping Rocks Lab, em Londres. Os responsáveis continuam testando o método para aplicá-lo a vários usos, até como recipiente para molhos de refeições para viagens e coquetéis. E a melhor coisa disso tudo é que você pode fazer essas membranas em casa!

Receita para fazer as bolhas de água comestíveis

A receita foi fornecida por profissionais da cozinha molecular, especialistas em combinar ciência e alimentação. Baseia-se em uma técnica culinária conhecida como "esferificação", que consiste em formar um líquido em esferas que se assemelham visual e textualmente ao caviar. Foi patenteada pelo engenheiro da Unilever William Peschardt, na década de 1940.

A receita é a seguinte:

youtube video id=YLjzsfgk198

Eles explicam que o processo começa fazendo a “mistura 1”: coloque 1 grama de alginato de sódio em um copo de água potável (que é o que vai ser esferificado e depois vamos beber). Bata vigorosamente até obter uma mistura homogênea e deixe descansar durante 15 minutos. Em outro recipiente, prepare a “mistura 2”: coloque 4 xícaras de água e 5 gramas de lactato de cálcio, e mexa bem.

Agora, o passo mais importante, quase mágico: adicionar cuidadosamente uma colher da mistura 1 dentro do recipiente que contém a mistura 2. Cada colher resultará em uma bolha de água.

Nesta etapa, conforme mostrado no vídeo acima, você começará a ver esferas se formando no contato com o lactato de cálcio. Bata com muito cuidado por 3 minutos e você verá como a membrana se forma. O último passo é estabilizar a reação removendo cuidadosamente as esferas do recipiente com uma colher, colocando-as em um recipiente com água, e pronto!