Dunas estelares: o que são e quantos anos têm?

A tecnologia moderna resolveu um mistério que há muito intriga os geólogos. Cientistas britânicos conseguiram datar uma famosa duna marroquina. Saiba mais aqui.

Duna estrela Lala Lallia, Marrocos
Duna estrela Lala Lallia em Erg Chebbi, Marrocos. Foto: Professor C. Bristow.

Os cientistas resolveram o mistério de quanto tempo demorou para se formar uma duna de areia em forma de estrela e dataram-na de vários milhares de anos atrás.

Dunas estelares são enormes dunas de areia que recebem seu nome devido aos "braços" que se estendem a partir de um pico central. Estas pirâmides de areia, que se assemelham a estrelas vistas de cima, são comuns na África, Arábia, China e América do Norte.

Elas são criadas por ventos opostos que mudam de direção, e constituem pouco menos de 10% das dunas nos desertos terrestres.

Consideradas as dunas mais altas da Terra (uma delas no deserto chinês de Badain Jaran chega a 300 metros de altura), as dunas estelares também são encontradas em Marte e na lua de Saturno, Titã.

No entanto, embora comuns hoje em dia, estas estruturas arenosas quase nunca foram encontradas no registro geológico. A sua ausência confundiu os cientistas que estudam a história da Terra a partir de antigos desertos preservados em rochas a grandes profundidades.

Esta pesquisa é, na verdade, sobre as dunas de areia desaparecidas; o por quê de não conseguir vê-las no registro geológico permanece um mistério.

Uma pesquisa realizada por acadêmicos das Universidades de Aberystwyth, Birkbeck e UCL datou pela primeira vez o tempo que levou para a formação de dunas estelares e examinou a estrutura interna de uma localizada no sudeste de Marrocos, conhecida como 'Lala Lallia', que significa "o mais alto ponto sagrado" na língua berbere.

A duna está localizada na região de Erg Chebbi, no deserto do Saara, perto da fronteira com a Argélia. Esta área apareceu em séries de televisão como SAS Rogue Heroes e em filmes de sucesso como The Mummy e Sahara.

Segundo a pesquisa, a pirâmide de areia atingiu a altura atual de 100 metros e largura de 700 metros devido ao seu rápido crescimento nos últimos 1.000 anos, avançando lentamente para o oeste. Esta descoberta surpreendeu os cientistas, pois anteriormente se acreditava que as dunas maiores eram muito mais antigas.

Resultados surpreendentes

Segundo o professor Geoff Duller, do Departamento de Geografia e Ciências da Terra da Universidade de Aberystwyth, as descobertas foram possíveis graças às novas tecnologias. "Esta pesquisa é sobre a duna de areia desaparecida – era um mistério o motivo pelo qual ela não foi vista no registro geológico", disse ele.

"Estas descobertas provavelmente surpreenderão muitas pessoas porque podemos ver a rapidez com que esta enorme duna se formou e se move através do deserto a cerca de 50 cm por ano", acrescentou.

Lago no deserto de Badain Jaran
Lago no deserto de Badain Jaran. Foto: xanmagena.

Os cientistas realizaram pesquisas inovadoras que sugerem que a formação da duna ocorreu por volta do mesmo período que um resfriamento extremo na história da Terra, conhecido como evento Younger Dryas. Além disso, descobriu-se que a duna parou de crescer há aproximadamente 8.000 anos.

A descoberta de cerâmica no sítio também indica a presença de condições mais úmidas, possivelmente devido à expansão das monções, que ajudou a estabilizar a duna antes do início de uma grande seca.

Nova tecnologia

O professor Charlie Bristow, de Birkbeck e UCL, explicou que a tecnologia de radar de penetração terrestre permitiu à equipe olhar dentro da duna para ver como ela se formou. Os pesquisadores também desenvolveram um novo modelo para ajudar os geólogos a identificar características do deserto no registro rochoso.

A idade da duna foi determinada usando técnicas de datação por luminescência desenvolvidas na Universidade de Aberystwyth, a fim de descobrir quando os minerais da areia foram expostos à luz solar pela última vez.

Esta técnica é a mesma que o professor Duller utilizou para descobrir a estrutura de madeira mais antiga do mundo: um arranjo de toras de madeira na margem de um rio que faz fronteira com a Zâmbia e a Tanzânia, anterior à chegada do homem moderno.

Referência da notícia:

Bristow, C. S. et al. Structure and chronology of a star dune at Erg Chebbi, Morocco, reveals why star dunes are rarely recognised in the rock record, Scientific Reports, v. 14, n. 4464, 2024.