Revelados os segredos de Lala Lallia, uma das maiores dunas da Terra que se move meio metro por ano

As dunas estreladas representam pouco menos de 10% das dunas desérticas da Terra e são as mais altas. Pesquisadores usaram radar de penetração no solo e técnicas de datação por luminescência para obter detalhes inéditos.

Duna Lala Lallia, no Deserto do Saara
Duna estrelada de Lala Lallia em Erg Chebbi, Marrocos. Crédito: Prof. C. Bristow.

As dunas estreladas são uma das grandes maravilhas dos desertos do planeta: formações arenosas em forma de pirâmide com até 300 metros de altura, cujos 'braços' se estendem a partir de um pico central para lhes dar uma aparência estrelada quando vistas de cima.

Segundo o indicado pela Reuters, cientistas divulgaram o primeiro estudo aprofundado de uma duna estrelada, revelando a estrutura interna desses acidentes geológicos e mostrando quanto tempo demorou para uma delas se formar: mais rápido do que o esperado, mas ainda assim um processo que se desenvolveu ao longo de muitos séculos. Tal estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

O estudo concentrou-se numa duna estrelada no leste de Marrocos chamada Lala Lallia, que significa "ponto sagrado mais alto" na língua berbere local. A duna está localizada no Deserto do Saara num pequeno mar de areia chamado Erg Chebbi, a cerca de 5 km da cidade de Merzouga, perto da fronteira com a Argélia.

A duna Lala Lallia eleva-se cerca de 100 metros acima das dunas circundantes, tem aproximadamente 700 metros de largura e contém entre 1 milhão e 1,5 milhões de toneladas de areia.

Os pesquisadores usaram um radar de penetração no solo para observar o interior da duna e usaram datação por luminescência para determinar quanto tempo levou para ela se formar, um método baseado na quantidade de energia presa dentro dos grãos de areia. A resposta: cerca de 900 anos, acumulando aproximadamente 6.400 toneladas métricas de areia anualmente, à medida que o vento sopra areia interminavelmente pelo deserto.

Lala Lallia se desloca!

"A primeira vez que vi dunas estreladas foi na Namíbia, há 20 anos. Tenho uma memória muito vívida da longa subida até ao topo, lutando contra a areia muito solta no calor do dia", disse o geógrafo Geoff Duller, da Universidade de Aberystwyth, coautor do estudo.

O radar de penetração no solo revelou as camadas dentro da duna Lala Lallia, mostrando como ela foi construída ao longo do tempo pelo acúmulo de areia, e como partes de sua estrutura interna se assemelhavam a outros tipos de dunas.

Duna Lala Lallia, Deserto do Saara
Imagem de satélite da duna Lala Lallia do Google Earth 2023 Maxar Technologies, com as cristas marcadas com linhas tracejadas, os perfis GPR como linhas sólidas e os círculos numerados indicando os locais das amostras. Fonte: Scientific Reports.

"As dunas estreladas se formam em áreas com regimes de vento complexos, ou seja, ventos soprando de diferentes direções, e com acúmulo líquido de areia, pontos dentro do deserto onde grandes pilhas de areia podem ser carregadas pelo vento para formar dunas gigantes", explicou o sedimentologista da Universidade Birkbeck de Londres e coautor do estudo Charlie Bristow.

Os investigadores também determinaram que Lala Lallia se desloca para oeste a uma velocidade de cerca de 0,50 metros por ano.

Dunas estreladas no mundo

As dunas estreladas representam pouco menos de 10% das dunas desérticas da Terra e são as mais altas, superando outros tipos como as dunas barcanas em forma de meia-lua e as dunas lineares retas e alongadas. Elas também foram observadas em Marte e na grande lua de Saturno, Titã.

Embora muitas dunas estreladas sejam conhecidas hoje, apenas uma antiga preservada como arenito foi encontrada no registro geológico, datando de cerca de 250 milhões de anos, na Escócia. Ao revelar sua estrutura interna, os pesquisadores dizem que suas descobertas servem como um guia para os geólogos identificarem mais restos de arenito de antigas dunas estreladas.

As maiores dunas estreladas da Terra estão localizadas no deserto de Badain Jaran, no oeste da China. Existem também dunas estreladas em lugares como o Mar de Areia da Namíbia, os grandes mares de areia da Argélia, como o Grand Erg Oriental e o Grand Erg Ocidental, e Rub' al Khali na Arábia Saudita. Na América do Norte, o Parque Nacional das Grandes Dunas do Colorado contém várias delas.

Bristow, C. S. et al. Structure and chronology of a star dune at Erg Chebbi, Morocco, reveals why star dunes are rarely recognised in the rock record, Scientific Reports, v. 14, n. 4464, 2024.