Cumprimentar estranhos todos os dias nos deixa mais felizes, segundo estudo

Embora os laços sociais fracos não substituam relacionamentos fortes, eles podem ajudar a aumentar a nossa satisfação com a vida e a nos tornar mais felizes.

felicidade, saúde
Cumprimentar as pessoas gera alegria e promove segurança entre elas.

Na busca pela felicidade, às vezes subestimamos o poder do breve, do simples. Um estudo recente, conduzido por pesquisadores da Universidade Sabanci, em Istambul, na Turquia, avalia o impacto de breves interações sociais na nossa vida cotidiana. Os resultados sugerem que algo tão simples como dizer “olá” ou “obrigado” a um estranho pode ter um impacto significativo na nossa satisfação geral com a vida.

Os pesquisadores investigaram os efeitos das interações de vínculos fracos”, referindo-se a conexões sociais que não são próximas, como aquelas com conhecidos e estranhos. Os pesquisadores distribuíram questionários a dois grandes grupos de pessoas, primeiro na Turquia e depois no Reino Unido.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou recentemente a solidão um problema global de saúde pública, equiparando o seu impacto ao de fumar 15 cigarros por dia.

Esses questionários perguntaram aos entrevistados sobre seus encontros ou conversas recentes com estranhos e pediam-lhes que avaliassem sua satisfação geral com a vida ou níveis de felicidade. O estudo recebeu 3.266 respostas na primeira fase e 60.141 na segunda.

Os participantes responderam à pergunta: Com quantos estranhos você iniciou uma conversa social nos últimos sete dias? E eles também foram solicitados a avaliar seu nível de satisfação com a vida.

Houve uma tendência consistente: as pessoas que relataram ter interações ou conversas momentâneas com estranhos tenderam a relatar níveis mais elevados de satisfação e felicidade em comparação com aquelas que evitaram interagir com estranhos e se mantiveram isoladas.

Vários benefícios

Os pesquisadores sugerem que o envolvimento regular com estranhos pode promover um sentimento de pertencimento a uma comunidade e ajudar as pessoas a se sentirem conectadas umas com as outras. Estudos anteriores demonstraram que este sentimento de aceitação e valor no ambiente local contribui para a satisfação geral com a vida.

Interagir com estranhos na nossa vida cotidiana pode promover um sentido de comunidade, aumentar os sentimentos de aceitação e, em última análise, contribuir para uma maior satisfação e bem-estar com a vida.

Segundo os pesquisadores, a facilidade e a redução da ansiedade ao conduzir conversas tão breves, em comparação com interações mais profundas, as tornam mais acessíveis a muitas pessoas. Além disso, estas interações podem ajudar a reduzir os sentimentos de solidão que, como destaca a OMS, podem ter efeitos prejudiciais para a saúde.

saúde, felicidade
A cidade de Luleå, na Suécia, criou uma campanha chamada 'Säg hej' ('Diga Olá').

No entanto, os autores do estudo também alertam que estas breves interações não devem ser vistas como um substituto para conexões sociais mais profundas, que têm uma ligação mais forte com a satisfação com a vida.

Diga “Olá”!

As autoridades da cidade de Luleå, localizada no extremo norte da Suécia, lançaram uma campanha no final de outubro para encorajar interações mais cordiais entre os seus cidadãos, conhecidos por serem mais reservados.

A iniciativa "Säg hej" ("Diga Olá") procura promover um ambiente caloroso e amigável em Luleå e consiste na exibição de um filme durante 4 semanas em escolas, autocarros e espaços públicos, destacando os benefícios de cumprimentar outras pessoas.

O filme mostra um jovem cumprimentando uma mulher sentada em um banco de parque dizendo "hej", arrancando dela um largo sorriso, apesar de sua falta de resposta inicial. Em seguida, mostra a mesma mulher cumprimentando uma idosa, que também reage com um sorriso após um breve silêncio.

"Dizer ‘olá’ gera alegria e promove segurança entre as pessoas", expressa a mensagem que acompanha o filme. "É um gesto simples que todos podemos fazer para construir uma Luleå mais acolhedora. A sua saudação pode fazer a diferença".

Luleå é uma das principais cidades do norte da Suécia e capital regional de Norrbotten, conhecida por ter habitantes tão reservados que, em vez de dizerem “sim”, muitas vezes o dizem com uma pausa reflexiva.

Åsa Koski, estrategista social municipal responsável pela campanha, disse ao site The Local que o objetivo era melhorar o ambiente na cidade, incentivando mais saudações entre os moradores.

"Achamos que aqui estamos um pouco mais distantes que no sul da Suécia", explicou ela. "Também notamos que fora da cidade é muito mais provável que as pessoas se cumprimentem do que em Luleå. Embora não tenhamos provas concretas, acreditamos que no passado era mais provável que nos cumprimentássemos com um simples “olá”.

Referência da notícia:

ASCIGIL, E. et. al. Minimal Social Interactions and Life Satisfaction: The Role of Greeting, Thanking, and Conversing. Social Psychological and Personality Science, 2023.