Cuidado! Conheça os efeitos negativos do consumo excessivo de suplementos de vitamina D

Com a fácil disponibilidade de vários suplementos, é crucial saber o que acontece em nosso corpo quando excedemos a dose recomendada de vitamina D. De qualquer forma, é sempre melhor consultar um médico primeiro.

O abuso de vitamina D pode causar sérios danos a vários órgãos do corpo humano.

Suplementos de vitamina D — sejam em gotas, cápsulas gelatinosas ou comprimidos — são produtos essenciais para pessoas com exposição solar limitada, dieta desequilibrada sem a quantidade ideal dessa vitamina, dietas restritivas ou indivíduos com problemas de saúde.

A vitamina D regula diversos processos do nosso corpo, como o funcionamento do sistema imunológico e a absorção de cálcio para manter ossos e dentes fortes.

É por isso que, considerando o aumento da automedicação em nossa sociedade, queremos compartilhar com você os efeitos negativos que o excesso de vitamina D pode ter em nossa saúde.

Consequências adversas do consumo excessivo de vitamina D: rins, coração e pulmões

Em quantidades excessivas, qualquer alimento ou suplemento pode ter consequências adversas para o corpo humano, ao invés de nos trazerbenefícios.

Hipercalcemia é um efeito prejudicial à saúde humana causado pelo excesso de vitamina D.

Por exemplo, quando a dose de vitamina D é excedida, ocorre um aumento anormal nos níveis de cálcio no sangue — hipercalcemia — que se reflete em um aumento inexplicável da sede, perda de apetite, vômitos e náuseas.

Se a hipercalcemia não for tratada a tempo, ela afeta a função renal, causando insuficiência renal e cálculos renais.

O excesso de vitamina D pode fazer com que alguns depósitos de cálcio se movam para o coração e os pulmões através dos vasos sanguíneos.

Se você planeja tomar suplementos de vitamina D, consulte primeiro seu médico.

Se você toma suplementos de vitamina D diariamente e sente fraqueza muscular, fadiga, confusão, constipação, diarreia ou dor abdominal, consulte seu médico! Você pode estar prejudicando seu corpo em vez de fortalecê-lo.

Doses recomendadas de vitamina D, mas consulte primeiro o seu médico

Dependendo do estado de saúde e da idade da pessoa, as doses gerais recomendadas de vitamina D são:

  • Crianças, adolescentes, gestantes ou lactantes: 600 Unidades Internacionais (UI) por dia;
  • Adultos saudáveis: 600 a 800 UI por dia;
  • Pessoas com mais de 70 anos: 800 UI por dia.

Há casos em que são necessárias mais de 800 UI de vitamina D por dia, mas isso só é possível para pessoas com deficiência diagnosticada por um profissional de saúde.

Tanto a vitamina D quanto outros suplementos devem ser comprados e consumidos com responsabilidade, pois exceder a dosagem pode levar a um estado de intoxicação, prejudicando vários órgãos do corpo humano.

Referência da notícia

Infobae (2025). Cuáles son los efectos adversos de los suplementos de vitamina D.