Como é o "enxame" de buracos negros descoberto pelo Hubble?

O Telescópio Espacial Hubble está chegando ao fim: o recém-lançado James Webb será seu substituto. Mas todas as descobertas feitas com ele não podem ser esquecidas. Conheça aqui um dos mais impressionantes deste ano.

No início deste ano, o Telescópio Espacial Hubble, enquanto explorava o aglomerado globular NGC 6397, um dos "mais próximos" da Terra, capturou imagens de algo surpreendente. Em seu núcleo estavam concentrados vários pequenos buracos negros.

É chamado de "aglomerado globular" a um conjunto de estrelas simétricas e compactas que orbitam em torno de halos estelares que circundam a maioria das galáxias espirais.

Astrônomos do Instituto de Astrofísica de Paris divulgaram os resultados em 11 de fevereiro na revista Astronomy and Astrophysics. Sua exploração se concentrou em encontrar um buraco negro de médio porte, já que é comum encontrar um deles no núcleo de aglomerados globulares, porém o inesperado aconteceu: encontraram um "ninho" de "buracos de bebê", pelo menos cinco dúzias.

Hubble fez história, agora cabe a James Webb

Os dados do Hubble permitiram tudo, desde a formação de um mosaico de um bilhão de pixels da nebulosa de Orion, que oferece uma visão sem precedentes, até a captura de imagens com detalhes nunca antes vistos da formação de estrelas.

Neste sábado (25) foi lançado o James Webb: o maior telescópio espacial da história foi colocado em órbita. Sua missão será olhar mais fundo no espaço do que o Hubble, que ele irá substituir.

Os telescópios espaciais permitem que você explore o passado. Agora, com o Webb, será possível obter informações sobre a origem das primeiras galáxias.

youtube video id=shq_Sy4b3WU