Comandante Moonikin Campos: o tripulante não humano que irá explorar a Lua

Apenas dois anos após o lançamento da missão Artemis II, que retomará a conquista lunar, uma espaçonave retorna ao nosso satélite, mas desta vez não será tripulada por humanos, mas por manequins. Você quer saber mais? Encontre aqui algumas curiosidades sobre Artemis I.

Moonikin Campos
Um manequim junto com sua tripulação não humana será o próximo a chegar à Lua. Qual a sua missão? Crédito: NASA/Ben Smegelsky.

Estamos antes do tão esperado retorno à Lua, mas os humanos não serão os primeiros a fazer um pouso lunar após a emblemática missão Apollo 11. O comandante Moonikin Campos, Acompanhados por outros dois manequins, Helga e Zohar, se encarregarão de coletar dados para medir os níveis de risco para a próxima missão Artemis II, cuja tripulação incluirá a primeira mulher que viaja para a lua.

Os manequins, chamados de phantoms, são feitos de materiais que imitam os ossos humanos, tecidos moles e órgãos de uma mulher adulta, diz a NASA.

Artemis I está destinada a conhecer e pôr à prova a nave espacial Orion em que embarcarão os astronautas que vão inaugurar a nova era de conquista lunar, tornando-se o primeiro teste integrado dos sistemas de exploração do espaço profundo da NASA. O objetivo do voo será identificar as possíveis dificuldades que a tripulação humana poderá enfrentar: serão analisados os níveis de radiação, aceleração e vibração.

Moonikin será equipado com dois sensores de radiação e usará um traje Orion Crew Survival System de primera generação, segundo informa a NASA. Acrescenta que o assento do manequim será equipado com dois sensores, um embaixo do encosto de cabeça e outro atrás do assento, para registrar a aceleração e vibração durante a missão.

Qual o nome disso?

O moonikin (um jogo de palavras em inglês para "manequim da lua") recebeu seu nome em um torneio eliminatório: recebeu muitos votos a seu favor. O nome "Campos" está dedicado a Arturo Campos, engenheiro da NASA de origem mexicana que permitiu o retorno da Apollo 13, a reconhecida "falha bem sucedida", após ter uma falha no fornecimento de oxigênio, o que obrigou a tripulação a abandonar a missão de pouso na lua.

"É uma homenagem adequada a Campos que os dados obtidos do Artemis I nos ajudem a nos preparar para levar os astronautas à Lua, onde nos prepararemos para Marte", disse Brian Odom, historiador-chefe interino da NASA no Centro de Voo Espacial Marshall.

pronto próximo lançamento

A missão Artemis I, integrada pela espaçonave Orion a bordo do foguete Space Launch System (SLS), Será lançado em 29 de agosto. Este voo de teste sem tripulação decolará do Complexo de Lançamento 39B, no modernizado Kennedy Space Center da NASA na Flórida.

A NASA anuncia que Artemis I será a primeira de uma série de missões cada vez mais complexas que permitirão uma presença humana de longo prazo na Lua nas próximas décadas. Esta missão testará a segurança da espaçonave, mas também seu potencial para ir à Lua e reentrar na Terra.