Calendário astronômico de 2022: os eventos mais aguardados do ano!

O ano de 2022 nos reserva uma variedade de incríveis espetáculos astronômicos, serão várias chuvas de meteoros, superluas, eclipses solares e lunares, além de incríveis alinhamentos entre planetas que poderão ser vistos a olho nu!

eventos astronômicos 2022
Prepare-se para desfrutar de todos os espetáculos astronômicos que o ano de 2022 nos reserva!

O ano de 2022 nos preparou uma incrível seleção de eventos astronômicos! O único requisito para desfrutá-los será um céu sem nuvens, uma boa xícara de café, já que alguns eventos ocorrerão pouco antes do amanhecer, e claro que um telescópio ou binóculos será de grande ajuda.

O ano de 2022 nos preparou um catálogo de espetáculos astronômicos bem diverso, desde chuvas de meteoros, eclipses, a alinhamento de planetas e superluas!

Pegue sua agenda e circule as datas para não perder os principais eventos astronômicos de 2022!

Eclipses solares

Neste ano teremos 2 eclipses solares parciais - quando a lua cobre apenas uma parte do Sol - o 1º ocorrerá no dia 30 de abril e o 2º no dia 25 de outubro. O eclipse de abril será visível em uma faixa do Oceano Pacífico Sul até as porções sul e oeste da América do Sul, incluindo Chile, Argentina, Uruguai, sul do Peru, sul da Bolívia, oeste do Paraguai e uma pequena parte do Brasil.

No eclipse solar parcial apenas uma parte do Sol é encoberta pela Lua. Em 2022 teremos 2 eclipses solares parciais.

O segundo evento de eclipse parcial do Sol em outubro será visível em partes da Groenlândia, toda a Islândia, nordeste da África, partes da Ásia e grande parte da Europa, com exceção de Portugal e as porções oeste e sul da Espanha.

Chuvas de meteoros

Como todos os anos, teremos as clássicas e tão aguardadas chuvas de meteoros, que riscarão o céu noturno em vários dias de 2022:

  • Quadrântidas - a primeira chuva de meteoros do ano ocorrerá em janeiro, com pico na madrugada do dia 4, e será vista pelos observadores do Hemisfério Norte;
  • Líridas - ocorrerá entre 15 a 29 de abril, mas seu pico será entre os dias 21 e 22 de abril, com 15 meteoros por hora;
  • Eta Aquáridas - pico entre os dias 4 e 5 de maio, com 20 a 40 meteoros por hora. Esta é a melhor chuva de meteoros do ano para ser observada no Hemisfério Sul;
  • Perseidas - seu pico ocorrerá entre os dias 11 e 12 de agosto, é uma das mais populares de ser assistida no Hemisfério Norte;
  • Oriônidas - atinge seu pico na noite de 20 a 21 de outubro, podendo conter 20 meteoros por hora;
  • Gemínidas - uma das mais esperadas do ano, atingindo seu pico durante a segunda semana completa de dezembro. Em condições ideais, podem haver mais de 100 meteoros por hora.

Eclipses lunares

Em 2022 haverá dois eclipses lunares totais! O primeiro ocorrerá na noite entre os dias 15 e 16 de maio, quando a lua ficará vermelha para todos os Estados Unidos, partes da Europa oriental e África ocidental, à medida que a lua passa pela sombra da Terra.

O segundo eclipse lunar do ano será no dia 8 de novembro, desta vez ele será apreciado em todo o leste da Rússia, Japão, Austrália e nas partes oeste e central da América do Norte.

Alinhamento de planetas

No fim de março, Vênus, Marte e Saturno estarão “amontoados” no céu! Os planetas irão aparecer no céu extremamente próximos um do outro pouco antes do nascer do Sol nas últimas semanas do mês. A proximidade será tanta que eles estarão no mesmo campo de visão de alguns telescópios e binóculos!

Alinhamento de 5 planetas que deverá ocorrer na segunda metade do mês de junho. Crédito da imagem: SkySafari app.

Já no fim de junho, no dia 24, ocorrerá o alinhamento de 5 planetas! Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se alinharão em ordem, como todos esses planetas são brilhantes, será possível observar o alinhamento a olho nu! Inclusive a Lua, em sua fase crescente, estará também nesse alinhamento, brilhando entre Vênus e Marte.

Superluas

O ano de 2022 nos guarda 3 eventos de superlua! A superlua acontece quando ocorre uma Lua cheia próxima ao perigeu, o ponto na órbita da lua que está mais próximo da Terra, fazendo com que a lua cheia pareça ligeiramente maior e mais brilhante. A primeira superlua ocorrerá em meados de junho, seguida por outras em 13 de julho e 12 de agosto.