Benefícios da lentilha: o superalimento que não pode faltar na sua mesa

Se um nutricionista nos recomendasse incluir uma boa quantidade de "Lens Culinaris" em nossa dieta, ficaríamos perplexos. Mas se ele sugerir comer lentilhas, é claro que a reação será diferente. Junte-se a nós para aprender mais sobre uma das plantas alimentícias mais antigas do mundo.

lentilha
A lentilha é uma das leguminosas mais consumidas em diferentes culturas e há milhares de anos.

Durante o período neolítico, há cerca de 12 mil anos, o surgimento da agricultura transformou o modo de vida dos primitivos habitantes da Terra e, sem dúvida, o curso da história. Desde então, as mudanças transformadoras no modo de vida do homem a partir do cultivo de seus alimentos se espalharam por todo o planeta.

Centenas de gerações que nos precederam começaram a cultivar lentilhas há cerca de 9.000 anos nas regiões temperadas do Mundo Antigo, entre a atual Síria e o Iraque, de onde se espalhou pela costa do Mediterrâneo até a Europa.

O grão que conhecemos como lentilha vem da planta cujo nome científico é Lens Esculenta, da família das Fabáceas. É uma planta herbácea anual — que germina, floresce e morre em um ano — com caules que variam de 30 a 70 cm, dependendo da variedade.

Os frutos tem forma de diamante com tamanho entre 7 e 20 cm, e em seu interior está a semente com aparência de uma lente biconvexa (daí seu nome comum) com diâmetro entre 2 e 9 mm.

Considerada um legume dentro do grupo das leguminosas por serem sementes secas com baixo teor de gordura, as lentilhas possuem alto valor nutritivo, motivo pelo qual o fomento de seu cultivo foi impulsionado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), como parte de seus programas de erradicação da desnutrição no mundo.

Quão nutritiva é uma tigela de lentilhas?

A lentilha é uma das leguminosas mais presentes nas dietas de diversas culturas, com múltiplas formas de cozimento e apresentação há milhares de anos. Mas é realmente tão nutritiva?

Ao consumir 100 g de lentilhas, você está fornecendo ao seu corpo 353 kcal de energia. Ao mesmo tempo você consome 63 g de carboidratos, 25 g de proteínas, 11 g de fibras, 2 g de açúcares e 1 g de gordura, sem contar o cálcio, as vitaminas B e C, o ácido fólico e as 8,26 g de água.

youtube video id=1_WeYdz9v5Y

Segundo estudos realizados, o consumo de lentilhas é altamente benéfico para pessoas com diabetes, pois o teor de fibras induz a sensação de saciedade e contribui para o controle dos níveis de açúcar no sangue. As anemias ferroprivas podem ser evitadas com uma alimentação rica em lentilhas, pois seu alto teor de ferro quando combinado com alimentos ricos em vitamina C, favorece a absorção desse mineral pelo organismo. Também os compostos bioativos presentes nas lentilhas possuem propriedades antineoplásicas.

Produção atual e perspectivas

Segundo dados da FAO, o consumo de leguminosas em geral diminuiu na última década, devido a mudanças nas dietas, mais voltadas para o consumo de laticínios e carnes. No entanto, para as lentilhas em particular, projeta-se um crescimento de 3,5% na produção no quinquênio 2020-2025.

Em 2020 durante a pandemia de COVID, a produção de lentilha atingiu 6,5 milhões de toneladas, com Canadá, Índia e Turquia consolidando-se como os maiores produtores.

Por todas estas razões, e muitas mais, quando se celebra o Dia Mundial das Leguminosas, a cada 10 de fevereiro, traga um prato de lentilhas para a sua mesa e tenha em mente que a inclusão desta semente milenar na sua dieta ajudará na sua nutrição e no avanço da agricultura sustentável.