Ave determina trajetória de migração dos EUA ao Brasil através da lua

A altura do voo de um pássaro chamado andorinhão negro do norte é influenciado pelas fases da lua. Ele voa dos Estados Unidos até o nosso Brasil. Um estudo raro e com resultados muito interessantes.

Pesquisadores capturaram as aves, através de uma rede. O estudo foi entre 2018 a 2020. Foto: Maddie Jorden Zapata
Pesquisadores capturaram as aves, através de uma rede. O estudo foi entre 2018 a 2020. Foto: Maddie Jorden Zapata

A lua exerce influencia na nossa vida, nos mares, no crescimento das plantas, na agricultura, na pecuária, enfim, em muitas áreas e agora foi descoberto que influencia também no voo do andorinhão negro do norte. Estudo do cientista Anders Hedenström e colaboradores da Universidade de Lund.

A revista Current Biology publicou esse trabalho inédito que mostra como a lua determina o quão alto o andorinhão negro do norte ( Cypseloides niger borealis ) voa. O andorinhão negro do norte se reproduz no oeste dos EUA e no Canadá, onde os ninhos geralmente são colocados em grandes altitudes atrás de cachoeiras ou locais úmidos.

O local do estudo foi em Zapata Falls, cataratas de Zapata, fica no Colorado, estado situado no oeste dos Estados Unidos e está situada a 2.890 m de altitude.

Os cientistas capturaram as aves, através de uma rede, entre 2018 a 2020. Foram capturadas sete aves em quatro ocasiões entre 1 e 25 de agosto de 2018. Seis das aves foram recapturadas um ano depois, três em 13 de agosto, duas em 14 de agosto, uma em 27 de agosto de 2019 e uma em 8 de agosto de 2020.

Os pesquisadores colocaram pequenos transmissores nos pássaros para monitorar a altitude e o tempo de voo. Assim os cientistas descobriram o padrão do voo durante a migração das montanhas rochosas para a bacia amazônica.

A influencia da lua

Sim, as aves voam aqui para o Brasil. Elas passam desde seus locais de reprodução nos Estados Unidos e Canadá até o Brasil. Elas nem descansam à noite e comem muitos insetos no caminho para se manterem fortes e suprir suas necessidades energéticas.

A análise dos dados permitiu verificar a persistência do voo dos andorinhões negros e que eles mudam de altitude dependendo das condições de luz de cada noite.

  • Influencia da lua nova - nessa fase as aves voavam cerca de 1.000 metros em média. , a altitude média em que os andorinhões voavam era de cerca de 1.000 metros.
  • Influencia da lua cheia - os pássaros voaram muito mais alto com valores que variaram entre 2.000 e 4.000 metros.

Ainda não se sabe por que a lua afeta tão fortemente o vôo dos pássaros. Interessante é que durante o dia os andorinhões voavam apenas algumas centenas de metros acima do solo.

A dinâmica do voo de alta altitude em relação às diferentes fases da lua foi uma surpresa total para nós, diz Anders Hedenström.

Em janeiro de 2019 os pesquisadores observaram que o comportamento das aves mudaram devido o eclipse lunar. À medida que a lua escurecia, os andorinhões que carregavam os transmissores reagiram em uníssono e desceram rapidamente para níveis mais baixos. Uma vez que o eclipse acabou, eles rapidamente recuperaram a altura.

Sobre a influencia que a lua exerce nos pássaros, Anders Hedenström e outros cientistas levantam a hipótese de que muitos dos insetos que se alimentam de andorinhões voam mais alto quando a lua está cheia. Muitas outras aves migratórias também voam à noite, quando a ameaça de predadores e superaquecimento é menor.

Gostei de saber o tanto que a lua influencia para todos até para o voo dos pássaros. Espero que tenha gostado também. Saudações Meteorológicas!