Água com gás ou sem gás: qual hidrata mais, segundo a ciência?
Cada vez mais pessoas estão escolhendo água com gás como alternativa à água pura, mas será que ela proporciona a mesma hidratação? Afeta a digestão ou os ossos? Veja o que dizem os estudos mais recentes e especialistas em nutrição.

Água com gás se tornou uma opção popular para quem busca se manter hidratado sem recorrer a bebidas açucaradas. Seu sabor efervescente e suave a tornam ainda mais atraente para muitos. Mas uma pergunta permanece: ela é tão hidratante quanto a água pura?
Um estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition em 2016 avaliou o impacto de 13 bebidas diferentes na hidratação. Ao medir a retenção de líquidos e comparar a produção de urina, os pesquisadores concluíram que a água com gás é tão eficaz quanto a água pura para manter o corpo hidratado. Na verdade, ela tem um desempenho semelhante ao de bebidas como chá ou alguns refrigerantes, desde que não contenham altos níveis de açúcar ou cafeína.

O motivo é simples: tanto a água com gás quanto a sem gás são compostas principalmente de H₂O. A diferença está na adição de dióxido de carbono, que, quando dissolvido, forma ácido carbônico — responsável pela efervescência característica. Mas esse processo não interfere na capacidade do corpo de absorver o líquido.
Soda é a mesma coisa que água com gás?
Embora às vezes sejam usados como sinônimos, não são exatamente a mesma coisa. "Água com gás" é um termo amplo que inclui tudo, desde águas naturalmente gaseificadas, como algumas de origem mineral, até águas artificialmente gaseificadas.

A soda, por outro lado, é uma forma específica de água gaseificada à qual são adicionados minerais como bicarbonato de sódio ou cloreto de potássio, conferindo-lhe um sabor ligeiramente salgado ou alcalino. Ambos proporcionam hidratação equivalente, embora sua composição e sabor variem.
O que mais importa é o quanto você toma
Grace Derocha, nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos EUA, explicou ao Washington Post que o importante não é se a água é com gás ou sem gás, mas sim a quantidade que você bebe. "Para algumas pessoas, as bolhas podem fazer com que elas apreciem mais a água, o que as incentiva a beber mais. E beber mais água, com ou sem gás, é o que realmente melhora a hidratação", observou ela.
Pessoas com distúrbios digestivos, como refluxo gastroesofágico ou tendência à distensão abdominal, podem sentir desconforto se consumirem muita água com gás. Ainda assim, não há evidências de que ela cause danos digestivos generalizados. Alguns estudos até sugerem que ela pode aliviar sintomas leves de constipação ou indigestão.

Outro mito comum é que a água com gás é prejudicial aos ossos e aos dentes. Embora sua acidez seja maior que a da água natural, ela está longe do nível de acidez encontrado em bebidas como sucos cítricos ou refrigerantes açucarados.
Uma pesquisa da Universidade do Alabama analisou o pH de várias águas com gás e descobriu que, na maioria das marcas populares, o nível de acidez está acima de 4. Esse valor é considerado o limite abaixo do qual a erosão do esmalte dentário pode começar. Em outras palavras, desde que o pH permaneça acima desse ponto — e não haja adição de aromatizantes cítricos — o risco para os dentes é baixo, mesmo com o consumo regular.
Em relação à saúde óssea, estudos que relacionam bebidas carbonatadas com menor densidade mineral óssea apontam mais para o ácido fosfórico presente em refrigerantes de cola do que para o gás em si. Água com gás — sem aditivos — não demonstrou ter efeitos negativos sobre os ossos.
E quanto a crianças ou gestantes? Água com gás é considerada segura durante a gravidez e a infância, desde que não cause desconforto. Em alguns casos, as bolhas podem causar sensação de estômago cheio ou aumento de arrotos, mas não há riscos conhecidos para a saúde.

Quando se trata de hidratação, a água com gás é tão eficaz quanto a água sem gás. Sua escolha depende mais do gosto pessoal, da tolerância digestiva e dos hábitos individuais. Para quem gosta de refrigerante, é um ótimo aliado para manter uma boa hidratação diária. E se te ajudar a beber mais água, melhor ainda.