Atenção! Beber água demais pode ser prejudicial à saúde
Recomenda-se beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia e não ultrapassar 4 litros devido ao risco de desenvolver hiponatremia.

Com a onda de calor que atingiu toda a França na semana passada, o conselho foi muito claro: hidrate-se. E é verdade: recomenda-se beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia para se manter bem hidratado e saudável. Água é vida! Nosso corpo é composto por 60% de água, quantidade que varia de acordo com a idade, o sexo e o peso de cada pessoa.
Portanto, para que ele funcione corretamente, precisamos fornecer ao nosso corpo a dose diária de líquidos de que ele necessita. Mas não em excesso, pois devemos ter cuidado com a hiponatremia, um distúrbio relacionado à hiperidratação que pode ser fatal. Cada vez que há uma onda de calor, o número de pessoas que sofrem de hiponatremia aumenta...
O que é hiponatremia?
A hiponatremia é um distúrbio que envolve a redução do nível de sódio no sangue. Esse fenômeno causa um desequilíbrio na hidratação celular. Daí o seu nome: o prefixo "hipo" denota uma propriedade abaixo do normal, e "natremia" refere-se ao nível de sódio no plasma sanguíneo. Na hiponatremia, este nível de sódio é inferior a 135 mmol/L.
️ Mais pourquoi risquons-nous d'aller aux #urgences quand il fait très chaud ? Réponse dans cette étude
Nicolas Berrod (@nicolasberrod) June 14, 2025
Tout-petits de moins de 6 ans : surtout déshydratation
Jeunes de 6 à 40 ans : surtout hyperthermie
Personnes âgées : surtout déshydratation et hyponatrémie
1/7 pic.twitter.com/izj5zJqAHc
Especificamente, envolve uma diminuição na concentração de sal no sangue. Isso interrompe a hidratação adequada das células. Por serem cheias de água, causam inflamação em órgãos, especialmente no cérebro. Esse fenômeno pode ocorrer após "ingestão excessiva de água em relação ao sódio, ou perda excessiva de sal em relação à eliminação de água", de acordo com o Ministério da Saúde francês em seu site oficial.
Os sintomas? Náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão e desorientação, fadiga, inchaço e cãibras musculares. Nos casos mais graves, a hiponatremia pode causar convulsões, coma ou até mesmo a morte. Pessoas vulneráveis são mais propensas a sofrer desse distúrbio: pessoas com doenças crônicas ou idosos, pois a sudorese diminui ou até mesmo desaparece com a idade.
Cuidado em caso de calor forte!
Além dos riscos de insolação e desidratação, que são os mais conhecidos, a hiponatremia representa uma complicação grave que muitas vezes passa despercebida. Nessas condições de verão, pessoas saudáveis também correm risco. Porque, além de bebermos muito no calor, também transpiramos muito mais e, portanto, perdemos água e minerais (incluindo o famoso sódio).
Sans surprise, la #canicule débutée le 20 juin s'est accompagnée d'une hausse de lindicateur sanitaire iCanicule (coup de chaleur/hyperthermie, déshydratation, hyponatrémie)
Mystere Climat (@MystereClimat) June 27, 2025
les personnes de 75 ans et plus sont les ️ impactées mais les ️ jeunes sont aussi concernés pic.twitter.com/qZB06io5nI
Para tratar a hiponatremia, basta limitar a hidratação por alguns dias até que tudo volte ao normal. Na pior das hipóteses, uma solução salina balanceada permitirá que o paciente recupere um nível saudável de sódio. No entanto, o Ministério da Saúde francês recomenda não exceder de 3 a 4 litros de água (ou líquidos como sopa, suco, café, chá, etc.) por dia.
Embora esse distúrbio de fluidos e eletrólitos possa ser fatal, foi o que aconteceu com uma mulher americana de 35 anos em 2023. Ela havia ingerido 2 litros de água em menos de 20 minutos e morreu em consequência disso, apesar de estar em perfeita saúde.
Referências da notícia
Canicule: ce risque méconnu pour la santé lié à une surconsommation d’eau. 04 de julho, 2025. Sidonie Rahola-Boyer.
Qu'est-ce que l'hyponatrémie?. 17 de maio, 2023. Véronique Bertrand e Mathilde Pujol.