Tempestades podem apresentar ventos fortes, grandes valores pluviométricos, descargas elétricas, granizo, rajadas de vento. Apesar de assustadoras, nem todas são consideradas severas.
Tempestades podem apresentar ventos fortes, grandes valores pluviométricos, descargas elétricas, granizo, rajadas de vento. Apesar de assustadoras, nem todas são consideradas severas.
Após mais de dois anos de sua chegada à Júpiter, Juno chega à metade de sua missão e completa a sua primeira cobertura global do planeta. Os dados coletados apenas na primeira metade da missão já são suficientes para reescrever todo o conhecimento que tínhamos sobre Júpiter.
Um estudo recente publicado pela Nature traz a tona evidências mais concretas de que o aquecimento global implicará em maiores variações e maior frequência na ocorrência de eventos de El Niño, principalmente de super El Niños!
Você sabia que é comum a presença de gelo em muitas nuvens? O processo de Bergeron é um dos fatores que explica o crescimento do gelo em algumas nuvens.
Relâmpago, um fenômeno que dura apenas uma fração de segundo com uma complexidade de intrigar a comunidade científica. A eletrificação da nuvem, evento que antecede o relâmpago, causa discussão no meio acadêmico.
É comum ouvirmos nas previsões do tempo o termo “Oscilação de Madden-Julian”. Mas, que oscilação é essa? E por que ela é tão importante para a previsão do tempo no Brasil?
O dia 30 de novembro marca o fim da temporada de furacões do oceano Atlântico Norte! Ao contrário das previsões feitas, essa temporada foi mais ativa que o normal, com dois furacões, Florence e Michael, que vão entrar para a história.
Com o retorno das chuvas as grandes cidades do Brasil voltam a sofrer com os alagamentos, enchentes e inundações. Apesar de muitas vezes serem usados para explicar um mesmo evento, alagamento, enchente e inundação, não são a mesma coisa!
Enquanto gostamos do cheiro de chuva, não acontece o mesmo com o cheiro que exala os bueiros das nossas cidades. Por que será?
O metano é um gás do efeito estufa e o aumento de sua emissão agrava o aquecimento global. Porém as consequência de maiores emissões podem ser muito mais graves e irreversíveis para nosso planeta. Entenda quais são os maiores desafios da comunidade científica quando o assunto é metano.
Quem não gosta daquele cheiro de terra molhada ou aquele cheiro de ar limpo após uma chuva?! Mas, se a chuva em si não tem cheiro, como e porque sempre sentimos esses aromas quando chove?
O aumento da temperatura global continua e, com isso, o derretimento de inúmeras geleiras. Um revés que, nesta ocasião, está revelando "tesouros" muito interessantes, congelados e esquecidos por décadas.