Estudo revela que o raios são extremamente benéficos para a atmosfera!

Os raios, além de belos e assustadores, desempenham um papel extremamente importante na limpeza da atmosfera, de acordo com estudo! O estudo também revela que essa capacidade de limpeza dos raios é muito maior do que era imaginado.

raios
De acordo com estudo publicado na Science, os raios desempenham um papel muito importante nas mudanças climáticas.

Os raios são fenômenos naturais muito belos e ao mesmo tempo assustadores, sempre acompanhando as grandes nuvens de tempestade, as Cumulonimbus (Cbs). A maioria das pessoas quando pensam nos raios lembram de seus potenciais perigos à vida e também aos estragos que eles podem causar. Mas sabia que eles proporcionam um grande benefício para nossa atmosfera?

Os raios aumentam a capacidade da atmosfera de se purificar.

Esse impacto benéfico dos raios ainda era meio desconhecido e incerto, até um estudo, publicado no ano passado na revista científica Science, constatar que os raios podem desempenhar um papel mais importante no controle das mudanças climáticas globais do que se sabia anteriormente! Isso porque os raios ajudam a limpar a atmosfera!

O estudo, que contou com a contribuição de nove cientistas atmosféricos de várias universidades e agências meteorológicas diferentes, se baseou num voo de pesquisa conduzido por um avião de caça de tempestades DC-8 da NASA, em 2012. O avião foi utilizado para examinar a parte superior de nuvens do tipo Cbs, conhecida como ‘bigorna’.

Ao analisar os dados coletados pelo avião, os pesquisadores inicialmente pensaram que havia um problema com o equipamento do avião, pois os dados indicavam uma quantidade muito grande de radicais hidroxila (OH), cerca de 1000 vezes maior que o valor esperado.

Avião de pesquisa DC-8 decolando do Armstrong Flight Research Center da NASA em Palmdale, Califórnia, Estados Unidos. (NASA)

Entretanto, os pesquisadores notaram que os picos nos valores desses radicais ocorriam esporadicamente. Ao comparar esses picos com dados de mapeamento de raios, feito através do rastreio da estática gerada pelos raios e relâmpagos, os pesquisadores observaram que os picos de concentração de radicais hidroxila ocorriam no mesmo local e ao mesmo tempo que os raios. Posteriormente, ao gerarem faíscas em laboratório, eles confirmaram que os radicais estavam sendo produzidos pelos raios e relâmpagos!

A capacidade de limpeza natural da atmosfera

Os radicais hidroxila são denominados como “removedores químicos” da atmosfera, devido a sua natureza reativa com outras moléculas presentes no ar, sendo os oxidantes mais importantes da atmosfera. O processo de oxidação desses radicais ajuda a reduzir a quantidade de gases considerados tóxicos na atmosfera, como o monóxido de carbono e o metano. Esses dois gases são considerados grandes vilões do clima, contribuindo para o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio.

De acordo com o estudo, entre 2% e 16% da capacidade oxidante da atmosfera da Terra, ou da capacidade de limpeza que acontece naturalmente, é gerada pelos raios! Essa é uma capacidade muito superior ao que era imaginado antes, quando os cientistas já especulavam sobre esse benefício, mas ainda não tinham a confirmação.

Portanto, na próxima vez que avistar uma tempestade com raios, lembre-se que apesar de assustadores, os raios estão fazendo um grande favor limpando nossa atmosfera e ajudando a salvar nosso planeta dos efeitos do aquecimento global!