Há milhões de anos, durante o Eon geológico Arcaico, o Sol não emitia a mesma radiação que hoje. Então, como explicar as grandes massas de água líquida que rodeavam a Terra? Um novo estudo propõe uma resposta para este paradoxo.
Há milhões de anos, durante o Eon geológico Arcaico, o Sol não emitia a mesma radiação que hoje. Então, como explicar as grandes massas de água líquida que rodeavam a Terra? Um novo estudo propõe uma resposta para este paradoxo.
Artigo divulgado pela BBC mostra que episódios de calor extremo praticamente dobraram nas últimas décadas, começando a ocorrer também em regiões que nunca haviam registrado temperaturas tão altas.
Por vários milhares de anos, o lápis-lazúli foi extraído apenas em algumas minas localizadas no Afeganistão. No final da Idade Média e no início do Renascimento, seu uso se espalhou na Itália para fazer um pigmento azul intenso com o qual céus e mantos eram pintados em pinturas.
Como consequência dos incêndios florestais, pelo menos 47 mil pessoas são hospitalizadas em média todos os anos no Brasil, segundo mostra um estudo publicado na revista científica The Lancet Planetary Health na última quarta-feira (8).
Uma pesquisa recente propôs duas rotas principais para as migrações africanas há 300.000 anos. Além disso, existe um limite mínimo de precipitação que motivou esses movimentos. Te contamos mais sobre isto aqui!
Nova pesquisa indica que os cabos subaquáticos que conectam nações vão parar de funcionar com a próxima tempestade solar, deixando o planeta sem internet por meses.
Certas teorias indicam que o campo magnético é, em parte, a causa das mudanças climáticas atuais mas, a ciência investigou e esclareceu essas dúvidas. Te contaremos aqui!
Cientistas começam a elaborar previsões meteorológicas extraterrestres, extremamente importantes para evitar que missões tripuladas se tornem grandes tragédias. Os resultados surpreendentes mostram que os fenômenos atmosféricos de outros planetas podem ser muito parecidos com os da Terra.
Agricultores já estão sentindo os efeitos das mudanças climáticas em suas atividades. Culturas nativas da Floresta Amazônica, como castanha-do-pará, açaí e cacau estão entrando em declínio e podem sumir completamente das reservas extrativistas dentro de alguns anos.
O esvaziamento ocorreu a uma taxa comparável a 800 piscinas olímpicas por segundo, produzindo uma das maiores enchentes já conhecidas. Este evento pode estar ligado a um resfriamento repentino no planeta, conhecido como 'Younger Dryas'.
Uma publicação recente de um importante geneticista da Weill Cornell Medicine University, em Nova Iork, afirma que podemos fazer isso. A biotecnologia a serviço das viagens espaciais nos oferece resultados surpreendentes em um futuro não muito distante. Saiba mais sobre essa pesquisa aqui.
As erupções vulcânicas de menor magnitude causam mais perturbações do que as erupções maiores, dizem os pesquisadores, que acreditam que o efeito dominó das pequenas erupções é peça-chave do planeta e não recebe a devida atenção!