Não se deixe enganar pelo tamanho: conheça os animais mais fortes do mundo!

A evolução levou muitos insetos e animais selvagens a aprimorar seus socos, mordidas e força bruta para sobreviver em um mundo repleto de predadores. Mas quem são os mais fortes?

animais, força, insetos
Os animais mais fortes do mundo nem sempre são os maiores.

Todos os anos, no mês de setembro, a competição é realizada The World 's Strongest Man, a maior competição do atletismo de força que determina, após passar por uma série de desafios atléticos, quem é o homem mais forte da Terra. E desde 2001, a competição também é realizada para mulheres. Por meio dessas competições, podemos quantificar a força humana mais extrema, mas não chega nem perto da força que outros seres que habitam nosso mundo podem exibir.

Mas não se deixe enganar. Há uma crença comum de que animais maiores em tamanho e peso são mais fortes, e não se leva em conta que existem algumas espécies muito pequenas cuja força iguala ou até supera a dos animais de tamanho gigante. Então, a seguir, analisaremos as espécies de força bruta incomparável, capazes de levantar, arrastar, empurrar ou puxar pesos enormes em relação ao seu tamanho.

Besouro do Esterco

Começamos com o campeão em arrastar objetos. Esse besouro mede em torno de oito milímetros, é preto ou avermelhado e tem um leve brilho metálico no dorso.

E se falarmos de sua força, ele é capaz de arrastar mais de mil vezes sua massa corporal. Seria equivalente a afirmar que um ser humano de 70 quilos pode levantar oitenta toneladas, que é o peso de aproximadamente seis ônibus cheios de passageiros.

Formiga cortadeira

São capazes de suportar entre 50 e 100 vezes o seu próprio peso. As mandíbulas desses insetos são realmente muito poderosas, e eles as usam para segurar folhas e outros objetos e percorrer grandes distâncias arrastando sua comida.

Apesar dessa façanha, seu peso corporal é realmente muito baixo e, embora sejam extremamente fortes, seriam necessários cerca de um milhão e meio de formigas para levantar uma pessoa.

Gorila

Este primata é o senhor da força e do fisiculturismo. Eles são capazes de levantar aproximadamente 1.000 quilos, o peso aproximado de 15 humanos.

Além disso, seu tamanho já é assustador: na natureza eles pesam até 800 kg e medem quase 2 metros, e sua incrível musculatura está escondida sob o pelo.

Elefante africano

Este é talvez o mais óbvio da lista. Não há dúvida de que os elefantes são extremamente fortes. Só no tronco eles têm mais de 40.000 músculos, contra os 600 que nós, humanos, temos em todo o corpo, é incrível.

Alguns deles podem arrancar uma árvore, carregar toras com mais de 400 kg e levantar mais de cem pessoas.

Garoupa gigante

Os peixes também estão nesta lista. A garoupa é um dos maiores peixes do mundo: chega a medir quase três metros de comprimento e ultrapassar os 400 quilos de peso. Possui boca bem larga e sua força de mordida é capaz de quebrar a perna de uma pessoa de uma só vez, tornando-se um grande predador de tubarões.

Habita águas tropicais e há uma grande pesca desta espécie. Dentro do barco, suas mordidas e estocadas são uma ameaça, por isso os pescadores costumam matá-lo antes de levá-lo a bordo.

Águia

Não só é muito forte, como a sua tez grande, as suas asas imensas e o tamanho do seu bico fazem desta ave um grande predador. Isso sem falar na visão: elas podem localizar a próxima vítima a 3 km de distância.

Existem mais de 60 espécies, mas o gavião-real é considerado o mais forte: seu peso varia entre 5 e 9 kg e é capaz de levantar pequenos veados ou cães de 15 kg.