África: segundo surto do vírus Marburg em 2023. Há risco para o Brasil?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou dois surtos do vírus Marburg (MBV) em dois países africanos: Guiné Equatorial e Tanzânia, recentemente. O surto atual em Guiné Equatorial é avaliado como risco muito alto para uma epidemia no país, segundo a OMS. O espalhamento do vírus para outras regiões do continente africano pode trazer riscos para a saúde global.

vírus marburg
Segundo surto do vírus Marburg é identificado na Tanzânia, pela primeira vez registrado no país, em paralelo ao surto que ocorre em Guiné Equatorial.

Dois surtos em andamento do vírus Marburg (MBV) foram confirmados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), acontecendo no continente africano, nos países Guiné Equatorial e Tanzânia.

O surto em Guiné Equatorial

Ainda em fevereiro de 2023, Guiné Equatorial registrou nove indivíduos que faleceram da febre hemorrágica viral, doença que pode ser causada pelo vírus Marburg, um vírus "parente" do Ebola, já conhecido por seus surtos no continente africado. Em 21 de fevereiro, a OMS confirmou que os nove casos confirmados vieram a óbito, e mais de trinta contatos iniciaram o acompanhamento. O primeiro caso de MBV detectado em Guiné Equatorial foi em 2021.

O vírus Marburg (MBV) pertence a familia viral Filoviridae, mesma família ao qual o vírus Ebola (EBV) pertence. A infecção pelo MBV pode causar sintomas de início abrupto, como febre alta, dor de cabeça e mal-estar intenso. Em casos sérios, pode levar a febre hemorrágica. A taxa de letalidade pode alcançar mais de 80%, dependendo das condições de saúde
Marburg
Representação do vírus Marburg.

Casos detectados na Tanzânia

Recentemente, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, confirmou o primeiro caso registrado de MBV na história da Tanzânia. Segundo a reportagem, "testes de laboratório foram realizados depois que oito pessoas na região desenvolveram sintomas da doença “altamente virulenta”, incluindo febre, vômitos, sangramento e insuficiência renal". Dessas oito pessoas, cinco vieram a óbito, incluindo um profissional de saúde. Ainda, mais de 160 contatos de infectados estão sendo monitorados.

Os sintomas hemorrágicos relacionados à infecção por MBV podem surgir ao longo de sete dias. O vírus é altamente infeccioso, e pode ser transmitido pelo contato com morcegos frugívoros. Ainda, o vírus pode se espalhar entre os indivíduos através do contato direto com os fluidos corporais de indivíduos infectados ou superfícies e materiais infectados
morcegos
O vírus é altamente infeccioso, e pode ser transmitido pelo contato com morcegos frugívoros

Avanços científicos mais que necessários

Atualmente, não há vacinas ou medicamentos aprovados para prevenir ou combater a doença causada pelo MBV. No entanto, a terapia de suporte pode ser uma importante ferramenta em manter o paciente estável em busca da recuperação pelo organismo.

Análises genéticas realizadas pelo Instituto Pasteur com amostras do surto de Guiné Equatorial mostraram semelhanças entre o vírus que circula atualmente no país, com o vírus responsável pelo maior surto de Marburg registrado, em Angola entre 2004 e 2005.

O vírus está intimamente relacionado com uma cepa de Marburg que desencadeou o maior surto de Marburg registrado, em Angola em 2004 e 2005. Durante esse surto, 252 pessoas foram infectadas e 227 delas morreram - STAT News

Há riscos para o mundo e para o Brasil?

A OMS considera o risco de alastramento para a região africana como moderado, e o risco de dispersão global como baixo. No entanto, ainda que baixo, a ampliação da circulação do vírus para outros países africanos, chegando em grandes portos ou aeroportos pode levar o vírus para outros lugares, elevando o risco de uma maior dispersão.

Marburg é altamente virulento, mas pode ser efetivamente controlado e interrompido com a implantação imediata de uma ampla gama de medidas de resposta a surtos - OMS

Em reportagem para a BBC, o virologista Fernando Spilki reforça que a vigilância de agentes infecciosos de importância para a saúde não pode ser negligenciada. A falta de investimento no desenvolvimento de vacinas, medicamentos, bem como no monitoramento da circulação desse e de outros vírus traz riscos importantes para a sociedade ver novas - e velhas - epidemias surgirem.

O avanço da urbanização, das conexões internacionais e os próprios surtos recentes de ebola demonstram que a disseminação de vírus como o marburg ficou mais fácil.

A novidade deste surto registrado agora é o fato de ele estar acontecendo na Guiné Equatorial. Isso indica que provavelmente a dispersão do marburg em hospedeiros silvestres é ainda mais ampla do que se conhecia - Fernando Spilki, para BBC

E fica a reflexão: o risco é baixo até não ser mais, não é?