"Moscas voadoras": o que são esses objetos flutuantes que às vezes vemos?

Os objetos flutuantes que, às vezes, podemos enxergar quando pressionamos os olhos fechados e, em seguida, abrimos e olhamos pra um local bem iluminado é um fenômeno comum e se chama "muscle volitantes", ou "moscas voadoras".

moscas volantes
Objetos flutuantes no campo visual são pequenas moléculas do corpo, como glóbulos vermelhos e proteínas, por exemplo, que fazem sombra na retina. Fonte: AbcMed

Você já deve ter se perguntado o que são esses objetos flutuantes que aparecem, às vezes, no meio da nossa visão, e que se movem conforme a gente move os olhos de um lado para o outro. Esse objetos são chamados de "muscle volitantes", ou "moscas voadoras".

Esses são gerados a partir da sombra que hemácias (os glóbulos vermelhos) ou proteínas fazem sobre a nossa retina. Fique tranquilo que não é nenhum objeto externo que está pairando na sua visão.

Parecido com moscas, somente no nome

Esses pequenos objetos fazem fazem sombra sobre a nossa retina. O olho é preenchido por um líquido que chamamos de "humor vítreo", e é justamente nesse líquido que esses objetos "voadores" podem acabar flutuando.

retina humana
Imagem fotográfica de uma retina humana.

A medida que esses flutuadores se aproximam da retina, ou quando olhamos superfícies mais brilhantes, tornam-se ainda mais visíveis - e incomodativos para alguns.

Outros fenômenos igualmente interessantes e esquisitos

Outro fenômeno que gera dúvida de sua origem é os pontinhos brilhantes que podem acontecer quando olhamos superfícies ou ambientes azuis brilhantes. O "Fenômeno Entópico do Campo Azul" não são sombras, como os objetos flutuantes, mas sim, a passagem de luz através ds glóbulos brancos que se movem nos pequenos vasos ao longo da superfície da retina.

"Os glóbulos brancos são mais transparentes à luz azul do que os glóbulos vermelhos ou os próprios capilares, por isso vemos um ponto de luz em movimento sempre que olhamos para um fundo azul brilhantemente iluminado".

Estrelas em seus olhos

Além dos fenômenos acima citados, algumas pessoas relatam também sobre pequenos pontos que parecem "estrelas" brilhando, como flashes de luz, os quais também chamam à atenção.

ponto de luz visão
Imagem ilustrativa de pequenos pontos de luz. Não é uma representação original do fenômeno descrito.

Segundo o National Health Services (NHS) do Reino Unido (UK), "eles são geralmente causados por um processo inofensivo chamado descolamento de vítreo posterior (DVP), onde o gel/líquido dentro de seus olhos muda", tornando-se mais frequente à medida que envelhecemos.

No entanto, em alguns casos, é preciso buscar um oftalmologista para excluir a possibilidade de descolamento de retina.

Cuidado com certas luzes

Em sua grande maioria, os eventos descritos anteriormente são inofensivos. No entanto, é importante buscar uma avaliação oftalmológica se os flutuadores ficarem grandes ou muito frequentes, da mesma forma que esses flashes luminosos.

Ainda, é necessário distinguir esses fenômenos da chamada "aura", a qual pessoas que sofrem de enxaquecas podem experienciar.

A aura é definida como manifestações neurológicas bem localizadas, que surge de maneira gradual (não súbita!), pelo menos uma aura ocorre em um dos lados do corpo, pode iniciar antes ou junto com a dor de cabeça e possui duração entre 5 a 60 minutos cada aura. - Sociedade Brasileira de Cefaléia

Na maior parte dos casos, segundo a SBCefaléia, a manifestação é visual, podendo visualizar pontos pretos, pontos brilhantes e imagens em zigue-zague que surgem na visão do indivíduo. É importante tratar corretamente a enxaqueca e acompanhar a evolução da aura para evitar possíveis riscos maiores para o indivíduo.

E você, já teve algum desses fenômenos? Compartilhe esse post contando nas redes sociais suas experiências - e não deixe de marcar a Meteored BR!