Uma recente descoberta da bióloga molecular, Federica Bertocchini, explica como é que o verme da cera mostra uma atitude extremamente ávida em relação à degradação do plástico em apenas 40 minutos.
Uma recente descoberta da bióloga molecular, Federica Bertocchini, explica como é que o verme da cera mostra uma atitude extremamente ávida em relação à degradação do plástico em apenas 40 minutos.
Cientistas encontram pela primeira vez um buraco negro solitário, sem estrela companheira. Tudo indica que buracos negros desse tipo são abundantes e vagam perigosamente por toda a galáxia.
Mesmo que tivéssemos uma tecnologia para viajar a velocidades incríveis através do espaço, o Paradoxo de Fermi explica porque nunca encontraríamos vida extraterrestre inteligente. Saiba mais aqui!
Seca extrema, infestação de insetos, incêndios florestais... Estes desastres têm- se multiplicado durante vários anos. Para tentar salvar as florestas enquanto se adapta ao contexto do aquecimento global, estes cientistas sugerem uma ideia bastante surpreendente!
Estamos apenas em fevereiro e 2022 já está dando o que falar: uma enorme erupção vulcânica ao largo da costa de Tonga, a perspectiva de guerra com a Rússia, a pandemia em curso e as suas perturbações econômicas. Contudo, qual terá sido o pior ano de sempre?
Acidentes aéreos com causas meteorológicas é o título de um livro interessante escrito por um aluno de meteorologia e professores da UFRN e nos remete a pensar: foi acidente com falha humana ou é a natureza com sua força?
As origens da semeadura de nuvens remontam à década de 1940 nos EUA. Vincent J. Schaefer e Bernard Volnnegut foram os primeiros a estimular a nucleação de gelo em nuvens usando gelo seco e iodeto de prata. Hoje o método ainda tem limitações.
Segundo levantamento feito pelo INMET, a última década, de 2011 a 2020, foi a mais quente do Brasil! Os três anos mais quentes da história, desde o início dos registros em 1961, ocorreram dentro dessa década: 2015, 2019 e 2016.
Os pesquisadores da NASA estão estudando a incomum explosão do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Haʻapai para tentarem compreender as erupções no planeta vermelho. Saiba mais aqui!
O vulcão submarino Marsili é o maior da Europa e do Mediterrâneo. Sua área de cume tem cerca de 500 metros de profundidade. O que aconteceria no caso de uma erupção? Existe risco de tsunami? Veja aqui algumas curiosidades e informações.
Novos estudos climáticos que incluem o passado e o futuro da região sugerem que a Grande Muralha Verde pode causar mudanças severas no clima desde o norte da África até a região européia do Mediterrâneo.
Quando estamos iluminados exercemos uma força maior do que quando estamos no escuro, e isso pode ser quantificado. Além disso, o peso varia de acordo com a cor em que somos iluminados. Esse conhecimento é usado para vários propósitos, incluindo futuras viagens interestelares.