Astrônomos se preparam para os próximos 1.000 anos de perigosos impactos de asteroides

Algum dia, pode ser que outra grande rocha do espaço colida com a Terra. Isso aconteceu durante bilhões de anos no passado e seguirá acontecendo durante bilhões de anos no futuro.

objetos potencialmente perigosos asteróides Terra
Este diagrama mostra as órbitas de 2.200 objetos potencialmente perigosos, conforme calculado pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) do JPL. Destaca-se a órbita do asteroide duplo Didymos, o alvo da missão DART (Double Asteroid Redirection Test) da NASA. Crédito: NASA/JPL-Caltech.

Até agora, a humanidade teve sorte, pois não tivemos que enfrentar uma ameaça tão catastrófica. Mas se quisermos sobreviver neste planeta a longo prazo, teremos que aceitar a realidade dos perigosos asteroides e nos preparar.

Organizações ao redor do mundo continuam monitorando os céus. Eles estão criando mapas e catálogos de todos os Objetos Próximos à Terra (NEOs) potencialmente perigosos. Obviamente, as rochas maiores representam uma ameaça maior, mas felizmente são menos numerosas. E embora nosso censo de NEOs perigosos não esteja quase completo, temos mapas confiáveis de quase todos os asteroides potencialmente perigosos com mais de um quilômetro de diâmetro.

Isso é útil, para dizer o mínimo, porque os asteroides em escala de quilômetros têm o potencial de não apenas destruir cidades inteiras, mas também podem causar danos ecológicos significativos em todo o mundo.

Previsão das órbitas dos NEOs

Para estimar o risco representado por esses grandes NEOs, uma equipe de astrônomos previu suas órbitas para os próximos mil anos. Sua análise, disponível no servidor de pré-impressão arXiv, sugere que nenhum desses NEOs em escala de quilômetros representa um risco significativo para nós no próximo século. No entanto, temos dificuldade em prever as órbitas desses NEOs além disso. Isso ocorre porque, na dinâmica orbital, pequenas mudanças podem ter grandes efeitos em grandes escalas de tempo.

Uma pequena diferença na quantidade de calor que um asteroide recebe do Sol, ou um puxão inesperado de Júpiter, poderia enviar um asteroide em uma trajetória que em alguns milhares de anos acabaria cruzando a Terra.
youtube video id=SHWpAKBSN6c

Astrônomos estudaram o encontro mais próximo possível entre os perigosos NEOs conhecidos e a Terra. Em particular, eles examinaram como essa distância mais próxima muda ao longo de centenas e milhares de anos. Eles fizeram isso por meio de uma série de simulações que monitoraram o maior número possível de trajetórias orbitais, dadas as incertezas nas posições orbitais atuais e nas velocidades dos NEOs.

Os asteroides 7482 e 143651

Os astrônomos identificaram um NEO em particular, o asteroide 7482, como especialmente perigoso. Este asteroide passará uma quantidade significativa de tempo perto da Terra no próximo milênio. Embora isso não signifique necessariamente que atingirá nosso planeta, significa que esta rocha apresenta a maior probabilidade de colisão nos próximos mil anos. Os pesquisadores também destacaram outro, o asteroide 143651, que tem uma órbita tão caótica que sua posição exata é impossível de prever depois de algumas décadas. Portanto, embora possa ou não representar uma ameaça, com base em nossa compreensão atual de sua posição e velocidade, não podemos dizer com certeza.

Os astrônomos identificaram 28 candidatos com probabilidade diferente de zero de um "encontro profundo".

Ao todo, os astrônomos identificaram 28 candidatos que têm uma probabilidade diferente de zero de um "encontro profundo", o que significa que passarão a menos de uma distância até a lua. Nenhum desses objetos pode atingir a Terra nos próximos cem ou mil anos, mas se quisermos sobreviver a longo prazo, definitivamente precisamos prestar atenção neles.