O formato do nosso nariz é herdado dos neandertais, segundo pesquisa

A forma do nosso nariz foi definida ao longo dos anos por humanos antigos que se adaptaram a climas mais frios depois de migrar para fora da África, de acordo com pesquisadores.

Neanderthals, formato nariz
A pesquisa mostra que nossos próprios ancestrais aparentemente cruzaram com os neandertais, deixando-nos com pequenos traços de seu DNA.
Lee Bell
Lee Bell Meteored Reino Unido 4 min

A descoberta, que vem por meio de um novo estudo, publicado na revista Communications Biology, sugere que temos um gene específico como resultado da seleção natural que está associado a um nariz mais longo.

Liderada por pesquisadores da University College London (UCL) e com a participação de mais de 6.000 voluntários da América Latina, a pesquisa examinou pessoas de ascendência mista europeia, nativa americana e africana.

Os participantes faziam parte do estudo CANDELA mais amplo, que recrutou pessoas do Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru. Os pesquisadores analisaram a informação genética dos participantes e as compararam com fotografias de seus rostos, concentrando-se em características faciais, como a distância entre vários pontos em seus rostos, incluindo a ponta do nariz e a borda dos lábios. Esta análise teve como objetivo identificar associações entre diferentes marcadores genéticos e características faciais.

O primeiro autor do estudo, Dr. Qing Li, disse: “Durante muito tempo se especulou que a forma de nossos narizes é determinada pela seleção natural. Como nossos narizes podem nos ajudar a regular a temperatura e a umidade do ar que respiramos, narizes de formatos diferentes podem ser mais adequados aos diferentes climas em que nossos ancestrais viveram".

"O gene que identificamos aqui pode ter sido herdado dos neandertais para ajudar os humanos a se adaptarem a climas mais frios quando nossos ancestrais se mudaram da África", explica.

Seleção natural

O estudo identificou 33 regiões do genoma ligadas ao formato do rosto, 26 das quais foram replicadas com sucesso ao comparar os dados com outras etnias de participantes no leste da Ásia, Europa ou África. Entre essas regiões, um gene em especial se destacou, chamado ATF3.

Os pesquisadores descobriram que os indivíduos de ascendência nativa americana, bem como os de ascendência do leste asiático de uma coorte separada, exibiam material genético no gene ATF3 herdado dos neandertais. Esse material genético contribuiu para uma maior altura nasal.

Eles também encontraram evidências de seleção natural nessa região genética, sugerindo que possuir o material genético oferece uma vantagem aos indivíduos.

tamanho nariz, gene, genética
A pesquisa sugere que carregamos um gene específico como resultado da seleção natural associada a um nariz mais alto.

O co-autor da pesquisa, Kaustubh Adhikari, disse: “Nos últimos 15 anos, desde que o genoma neandertal foi sequenciado, pudemos aprender que nossos próprios ancestrais aparentemente cruzaram com os neandertais, deixando-nos com pequenos fragmentos de seu DNA".

“Aqui, descobrimos que parte do DNA herdado dos neandertais influencia o formato de nossos rostos. Isso poderia ter sido útil para nossos ancestrais, pois foi transmitido por milhares de gerações".

As descobertas marcam a segunda descoberta de DNA humano arcaico, além do Homo sapiens, que influencia as características faciais. Em um estudo anterior de 2021, a mesma equipe de pesquisa identificou um gene relacionado ao formato dos lábios que foi herdado dos antigos denisovanos.

Ao lançar luz sobre os fatores genéticos que influenciam as características faciais, a pesquisa melhora nossa compreensão da evolução humana e adaptação a diferentes ambientes.

A universidade também acredita que as descobertas contribuem para uma compreensão mais ampla da complexa interação entre genética, antigas migrações humanas e o desenvolvimento de características faciais distintas entre as populações modernas.