Nove em cada dez pessoas respiram ar poluído. Sete milhões de mortes prematuras no mundo. A poluição do ar é um grave problema, e um estudo recente aponta para a sua relação com o cancro do pulmão.
Nove em cada dez pessoas respiram ar poluído. Sete milhões de mortes prematuras no mundo. A poluição do ar é um grave problema, e um estudo recente aponta para a sua relação com o cancro do pulmão.
Novas evidências mostram que uma enorme extinção de espécies, cerca de 260 milhões de anos atrás, teria sido causada não por um, mas por dois eventos de extinção em massa, muito próximos um do outro.
Os ciclones tropicais não se desenvolvem sobre a linha do equador. Aqui te explicamos por que eles raramente se movem por esta região do planeta, e muito menos cruzam de um hemisfério para outro.
Por mais de 100 anos, a coleção de minerais do Museu de História Natural de Londres manteve um segredo. Como um ovo de dinossauro ficou camuflado em uma pedra de ágata? Saiba aqui.
Pesquisa liderada por cientista da USP mostra que o aquecimento global está atingindo o Sudeste de maneira pronunciada - e prova que o fenômeno está sendo causado pelo ser humano, e não por variabilidades naturais.
Um dos locais mais belos - e inacessíveis - do Brasil, o parque possui desde dunas desérticas e cânions até oásis de água cristalina e azul, cachoeiras e fervedouros.
Um estudo recente analisou os eventos de perda da cor verde em florestas da Europa durante os últimos 21 anos (2002 a 2022). Os autores identificaram anomalias de temperatura e precipitação como precursoras dos eventos, com o maior impacto observado no ano de 2022.
A gripe aviária provocada pelo vírus influenza H5N1 vem preocupando especialistas e cientistas, especialmente após a morte de milhares de mamíferos em diferentes partes do mundo. Apesar de não haver transmissão humano-humano documentada até o presente momento, e incertezas sobre os riscos de uma próxima pandemia, medidas devem ser tomadas neste momento para evitar esses riscos.
Ao utilizar técnicas de engenharia genética de precisão, os pesquisadores do Instituto Earlham, em Norwich, Inglaterra, conseguiram transformar as plantas de tabaco em fábricas movidas a energia solar para produzirem feromônios sexuais de mariposas.
Certamente ao longo de nossas vidas teremos debatido se existem ou não outras formas de vida inteligente no universo. Essa pergunta também foi feita por muitos cientistas e, nesse contexto, nasceu o famoso paradoxo de Fermi.
O Brasil é o país com a maior e mais rica biodiversidade do mundo, em fauna e flora! Toda essa riqueza natural está distribuída em 6 grandes biomas, cada um com suas características. Vamos conhecer cada um deles!
Atividades humanas geram uma grande quantidade de poluentes que, sem a presença da molécula hidróxido (OH), persistiriam na atmosfera sem se decompor. Contudo, estudos recentes descrevem a existência de um mecanismo de autolimpeza da atmosfera. Saiba mais aqui!