Nikola Tesla, por que o maior gênio foi esquecido?

Cientista e inventor visionário, Tesla estava muito à frente de seu tempo. Suas previsões se tornaram realidade e ainda esperamos que outras se concretizem em breve. Um cérebro brilhante que foi esquecido. Convidamos-te a conhecê-lo melhor aqui.

Nicola Tesla
Nikola Tesla, imagem criada com IA.

Nikola Tesla, um cientista sérvio nascido em 10 de julho de 1856 na atual Croácia, mais tarde naturalizado americano, morreu em 7 de janeiro de 1943 em Nova York, EUA. Ele foi um inventor prolífico, um engenheiro elétrico e mecânico, um sábio cientista, e também muito espiritual.

Nicola Tesla
Ilustração de uma bobina de Tesla estilo steampunk liberando raios em um fundo escuro. Imagem criada pela IA.

Tão brilhante quanto enigmático, Tesla estava à frente de seu tempo. Muitas vezes incompreendido por suas invenções e ideias fora do comum, que se estabeleceram e se materializaram à medida que o século avançava, e outras previsões científicas do futuro que esperamos que também se materializem em breve.

Nikola Tesla: cientista e inventor, o grande gênio que criou e imaginou parte do futuro que habitamos hoje.

Tesla dizia que: “A ciência nada mais é do que uma perversão em si mesma, a menos que tenha como objetivo final melhorar a humanidade”, e foi a isso que dedicou toda a sua vida, especificamente à eletricidade ao serviço da humanidade. Infelizmente, importantes tomadores de decisão não aprenderam nada com o gênio Nikola, essa é uma das razões pelas quais Tesla nunca foi reconhecido por seu imenso trabalho como ele merece. Os ricos e poderosos buscaram e buscam manter, graças ao comércio de eletricidade, seu status sem se importar com mais nada.

Nicola Tesla
Tesla nunca foi reconhecido por seu imenso trabalho como ele merece.

Uma vez alguém perguntou a Albert Einstein como era ser o homem mais inteligente da Terra, sua resposta foi: “Eu não poderia dizer, pergunte a Nikola Tesla”. Para que tomem dimensão do que este enorme sábio contribuiu para a ciência, embora na história se eluda a sua relevância e consciência altruísta.

impulsionado por um único propósito: “aproveitar as forças da natureza para favorecer a humanidade e alcançar um objetivo final: abolir a guerra”.

Suas contribuições para a ciência foram celebradas, principalmente: o projeto do moderno suprimento de eletricidade de corrente alternada (CA). Estudou nas universidades de Graz (Áustria) e Praga. Trabalhou nas indústrias elétricas de Paris e Budapeste, e em 1884 mudou-se para os EUA, onde trabalhou sob as ordens de Thomas A. Edison (um defensor da corrente elétrica contínua), surgindo assim a chamada “guerra das correntes” entre os dois.

Infância e juventude de Tesla

A história conta que Nikola nasceu durante uma tempestade com forte atividade elétrica. Segundo a lenda, durante o parto, a parteira disse que “esses raios eram um mau presságio e que ele seria um filho das trevas”. Sua mãe, Djuka Mandic, inventora de utensílios domésticos e de uma memória prodigiosa capaz de memorizar longos poemas épicos, lhe respondeu: “Não. Ele será um filho da luz”. Seu destino parecia traçado.

Nicola Tesla
"Ele será um filho da luz", disse sua mãe à parteira.

Desde muito jovem demonstrou grande interesse pelos livros e uma enorme curiosidade por situações que outras crianças da sua idade não tinham. Aos três anos de idade, enquanto acariciava o pelo das costas de seu gato, faíscas saíam de sua mão quando ela o roçava. Nikola perguntou a seu pai (Milutin Tesla, padre ortodoxo oriental), por que isso aconteceu. Acredita-se que seu pai respondeu dizendo que era o mesmo fenômeno que acontecia com as árvores durante uma tempestade: a eletricidade. Aquele foi um antes e um depois, desde aquele momento até o dia de sua morte Nikola dedicaria toda a sua vida a desvendar os mistérios da eletricidade.

Quando criança teve que presenciar uma situação de partir o coração, viu seu irmão morrer esmagado sob as patas de um cavalo. A história descreve uma certa relação entre esse fato e que ele começou a ver luzes que chamou de "línguas de fogo", com frequentes alucinações, ele começou a ter dificuldades em distinguir objetos reais de imaginários.

Nicola Tesla
Nikola Tesla obteve mais de 900 patentes internacionais.

Aos 17 anos, Nikola adoeceu com cólera e estava à beira da morte. Seu pai prometeu a ele que quando ele se recuperasse totalmente, realizaria seu maior desejo, o mandaria para a melhor escola de engenharia, e assim aconteceu. Tesla começou seus estudos na Universidade Politécnica de Graz, na Áustria, estudando engenharia e física na década de 1870, sem obter um diploma.

Em 1881 viajou para Viena e trabalhou na Compania Nacional Telefônica, depois mudou-se para Paris e trabalhou na Compania Edison, onde adquiriu vasta experiência prática. Alguns anos depois, viajou com uma grande carta de recomendação para Nova York, onde, além de conseguir um emprego, iniciou desentendimentos com seu chefe Thomas Alva Edison.

Nicola Tesla
O desejo final de Tesla: "aproveitar as forças da natureza para favorecer a humanidade e alcançar um objetivo final: abolir a guerra".

Já adulto, desenvolveu o que hoje chamaríamos de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), realmente dormia muito pouco e distribuía em períodos curtos, 2 a 4 horas totais de sono por dia. Além disso, evitava contato com outros seres humanos tanto quanto possível, por medo de pegar seus germes.

Suas invenções e descobertas revolucionárias

Com mais de 900 patentes internacionais na época de sua morte, Tesla catapultou a humanidade para uma nova era, um mundo alimentado e iluminado por corrente elétrica alternada. Ele obteve patentes relacionadas ao sistema polifásico que provavelmente contribuíram para o desenvolvimento da eletricidade e do magnetismo no final do século 19 e início do século 20.

Nicola Tesla
Nikola Tesla obteve mais de 900 patentes internacionais.

A corrente alternada, o motor assíncrono, o campo magnético rotativo, o rádio e a tecnologia sem fio fizeram parte de suas invenções e descobertas mais marcantes. E a lista continua: velocímetro, controle remoto, ferrovias elétricas, motores de turbina, luzes neon e fluorescentes, comunicação de rádio sem fio, raios X, navios e máquinas de transmissão sem fio, etc.

Tesla: previsões e ideias à frente do seu tempo

A maioria de suas invenções não tomou forma nas décadas seguintes, demorou muito mais de um século, em alguns casos, para vê-las se materializar. Por exemplo, os fundamentos da robótica humanoide moderna vieram de seu cérebro, mísseis guiados, energias alternativas como solar e eólica, helicópteros, Wi-Fi e até tecnologia de telefonia celular, etc.

Nicola Tesla
Escultura de Nikola Tesla no Parque Queen Victoria nas Cataratas do Niágara, no Canadá.

Apesar de toda a sua inteligência, Tesla não acreditava que ele fosse a fonte de sua grandeza, mas sim um canal para ela (e isso o tornava ainda maior). Dizia: “Meu cérebro é apenas um receptor, no Universo existe um núcleo do qual obtemos conhecimento, força e inspiração".

Centenas de aparelhos elétricos que usamos hoje foram criados, anos depois, graças à contribuição de sua enorme engenhosidade.

A obsessão de Tesla pela tecnologia sem fio o levou a desenvolver várias invenções e teorias focadas na transmissão de dados. Portanto, se previa com um século de antecedência que poderíamos enviar todos os tipos de documentos ao redor do mundo sem o uso de cabos. Sua ideia era criar um sistema mundial de transmissão sem fio.

Nicola Tesla
Desenho da Torre Wardenclyffe de Nikola Tesla.

Seu grande sonho era a Torre Wardenclyffe, uma estrutura de 30 metros de altura cujos objetivos eram permitir a telefonia comercial transatlântica, promover a radiodifusão e demonstrar que era possível transmitir energia sem fio, sem cabos entre transmissor e receptor e, ainda por cima,de forma gratuita!

"O presente é seu, mas o futuro, pelo qual trabalhei tanto, pertence a mim", disse Tesla.

Provavelmente, seu projeto foi interrompido porque suas ideias eram muito avançadas para a época, não conseguiu convencer os investidores e obter o financiamento necessário para realizar totalmente seu plano. Esse foi o início do desastre de Tesla, diz-se que ele morreu em um hotel nos EUA, sozinho, com problemas financeiros e com traços obsessivos. No entanto, 100 anos depois de sua ideia de comunicação sem fio, percebemos que era uma premonição das redes Wi-Fi e internet de hoje.

Nicola Tesla
Unidade elétrica (enferrujada) de Nikola Tesla para experimentos.

O inventor chegou a escrever que um dia seria possível transmitir sinais de telefone, documentos, arquivos de música e vídeos ao redor do mundo usando a tecnologia sem fio. Hoje, é possível através de Wi-Fi. Na década de 1990, sua previsão se tornou realidade com a invenção do World Wide Web (WWW).

Nicola Tesla
Nikola Tesla, o maior gênio, mas seu reconhecimento não está à altura de sua enorme contribuição para a ciência.

Tesla revelou outra de suas previsões futuristas em entrevista à revista americana Colliers, em 1926. Desenvolvendo sua ideia de uma tecnologia capaz de transmitir imagens, músicas e até vídeos ao redor do mundo, ele cunhou a expressão "tecnologia de bolso", chegando a prever a invenção dos smartphones quase 100 anos antes de sua concretização. "Capazes de testemunhar e ouvir os acontecimentos como se estivéssemos presentes", explicou.

Na mesma entrevista, Tesla garantiu que "as mulheres usariam a tecnologia sem fio para obter melhor educação, emprego e, finalmente, se tornar o sexo dominante". Sem dúvida, anunciou o empoderamento das mulheres.

Nicola Tesla
Drone Ingenuity em sua missão espacial, sobrevoando o solo marciano.

Outra de suas maravilhas foi a demonstração em 1898 de um dispositivo "autômato" sem cabos controlados remotamente. Hoje eles foram aperfeiçoados e os barcos de brinquedo com controle remoto se tornaram um elemento tecnológico excepcional, como o drone, mesmo o pequeno drone Ingenuity, que continua com sua missão sobrevoando o planeta Marte.