Este novo modelo meteorológico pode prever as intensificações explosivas de furacões

Alertar o público sobre a chegada de um furacão é essencial para proteger as comunidades diante do perigo. Esta não é uma tarefa fácil, ou pelo menos não tem sido até agora.

furacão
Saber exatamente quando um furacão vai se intensificar ainda é um grande problema para os meteorologistas.

Virginia Key está localizada na Flórida, especificamente a sudeste de Miami e dentro do que se conhece como "Hurricane Alley". É uma zona de águas quentes que se revelam perfeitas para a formação de furacões. Mais de 250 furacões atingiram os Estados Unidos desde meados do século 19... Mas eles não poderiam ser previstos com maior precisão?

A previsão de furacões: uma tarefa complicada

Em Virginia Key está localizado o Laboratório Oceanográfico e Meteorológico do Atlântico da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). Lá os cientistas trabalham dia e noite para fazer uma previsão mais precisa desses ciclones tropicais. No entanto, esse ainda é um dos problemas mais recorrentes; saber exatamente quando uma tempestade tropical ou furacão se intensificará.

Prever o movimento e o desenvolvimento de um furacão não é fácil, pois a velocidade máxima sustentada do vento é extremamente difícil de prever. Agora, de acordo com a notícia publicada na revista digital da Scientific American, o futuro de uma boa previsão de furacões não está tão distante.

Aprendendo com o passado

Segundo a NOAA, o novo modelo chamado Hurricane Analysis and Forecast System (HAFS), que levou mais de três anos para ser desenvolvido, poderia fornecer alertas mais cedo de um furacão que se intensifica rapidamente. Também poderia nos ajudar com previsões de chuva forte, tempestades ou maré ciclônica (ressaca).

Mesmo assim, o objetivo ainda está um pouco distante. Um dos casos que deixou os especialistas sem palavras foi o do furacão Charley em 2004, quando se previa que se fortaleceria da categoria 2 para 3 e passou a gerar ventos de 245 Km/h em menos de 6 horas. Esta foi a tempestade mais forte a atingir a Flórida desde o furacão Andrew em 1992.

Os cientistas dizem que toda vez que um ciclone tropical se intensifica perto da terra, algo que muitas vezes não é bem previsto, as pessoas correm um risco muito maior porque não estão preparadas. O melhor é aprender com o passado para não repetir os mesmos erros.

Fatores levados em consideração pelo novo modelo

A obtenção de informações sobre as condições ambientais de uma tempestade é muito importante, embora não seja suficiente para prever com certeza a possível intensificação. A física interna da tempestade também é crucial, de acordo com os pesquisadores da NOAA.

Os dados que se reportam do interior dos furacões são de grande importância porque ajudam os modelos a representar melhor seu comportamento.

A coleta de dados detalhados de dentro do furacão permite que os modelos de computador representem com mais precisão o comportamento da tempestade. Assim, os meteorologistas podem melhorar suas previsões. Atualmente, os modelos preveem uma intensificação rápida com precisão de 32%.

furacões, previsão, modelo
Os cientistas da NOAA estão apresentando um novo modelo que eles esperam que melhore a previsão de ciclones tropicais.

Agora, equipados com o HAFS, os meteorologistas esperam melhorar seu registro detectando pelo menos metade das tempestades que se intensificam rapidamente. O HAFS fornece representações mais detalhadas da dinâmica interna de uma tempestade e também pode incorporar esses dados mais rapidamente do que os modelos atuais.

Outra inovação é “aninhar” esse novo modelo dentro do modelo mais amplo do Global Forecast System (GFS). O HAFS examina o oceano como uma lupa em uma resolução mais alta do que os modelos de furacões anteriores. Este novo "link" permite calcular como características atmosféricas de grande escala, como frentes frias e áreas de alta pressão, influenciam a física interna de um furacão.

Quando começarão a usá-lo?

O HAFS entrará oficialmente em operação em 1º de julho deste ano. Dessa forma, os meteorologistas do Hurricane National Center da NOAA podem contar com ele como um guia para fazer suas previsões. Com esta nova adição, eles desejam fornecer orientações de previsão sobre a trajetória, intensidade e estrutura dos ciclones tropicais ao Hurricane National Center.

Cientistas e meteorologistas estão entusiasmados e ansiosos, esperando que este novo modelo faça um trabalho mais preciso do que o modelo que está substituindo.