Quem emite mais gases de efeito estufa, o homem ou a mulher?

Quem será que emite mais gases de efeito estufa? O homem? A mulher? Novas pesquisa indicam que existe diferença entre os gêneros. Vem conferir!

Gases efeito estufa
A disparidade de gênero na emissão de gases de efeito estufa foi tema principal em uma nova pesquisa.

Novos estudos sugerem que os homens podem estar contribuindo mais para a crise climática do que as mulheres, em parte devido às suas emissões de gases de efeito estufa.

Uma pesquisa publicada no Journal of Industrial Ecology em 2021, descobriu que os homens emitem 16% mais gases de efeito estufa do que as mulheres. Mas qual o motivo dessa diferença? O estudo analisou o consumo de bens de homens e mulheres, como alimentos, utensílios domésticos, artigos de decoração, feriados e combustível para carros

A disparidade de gastos entre homens e mulheres

Os homens tendem a gastar mais dinheiro em itens prejudiciais ao meio ambiente, como carne animal e combustível. Segundo os pesquisadores, essa variação é atribuída ao que os homens gastam seu dinheiro, e não ao fato de eles gastarem mais dinheiro do que as mulheres em geral. Eles gastaram apenas cerca de 2% a mais do que as mulheres.

Se os homens gastassem dinheiro da mesma forma que as mulheres, suas emissões seriam semelhantes, mas não são, disse a principal autora do estudo, Annika Carlsson Kanyama, da empresa de pesquisa Ecoloop na Suécia, em um comunicado.

Foi observado que as mulheres gastavam mais dinheiro com saúde, móveis, roupas e alimentação. Por outro lado, os homens eram mais propensos a gastar mais em comer fora, carros, tabacos e combustíveis. Carlsson Kanyama recomendou que os homens fossem encorajados a “gastar dinheiro como uma mulher” para reduzir suas emissões.

Eles analisaram 217 produtos e serviços comprados por homens e mulheres solteiros na Suécia. Descobriu-se que alimentos e bebidas representavam um quarto das emissões, enquanto as férias representavam um terço. Os homens, por sua vez, gastaram mais com carne, mas as mulheres mais com laticínios. Além disso, a carne e os laticínios têm emissões muitos mais altas do que todos os seus substitutos, incluindo alimentos como leite de aveia e tofu.

O custo climático da carne

Descobertas semelhantes também foram descobertas em outras pesquisas. Um estudo recente analisou a ligação entre o consumo de carne e a masculinidade foi publicado. Descobriu-se que os homens australianos que comiam mais carne acreditavam ser mais “masculinos” do que aqueles que seguiam dietas veganas.

As descobertas sugerem que os homens na Austrália podem resistir a desistir da carne porque comer carne é uma forma de representar sua masculinidade, escreveram os autores do estudo. As representações da carne na mídia são de gênero, e muitos anúncios posicionam a carne como 'masculina'.

A pecuária é uma das indústrias mais destrutivas do meio ambiente, e a carne é responsável por 60% de todos os gases de efeito estufa dos alimentos. Uma questão chave é o metano, um poderoso gás de efeito estufa que aquece 80 vezes mais do que o dióxido de carbono. Um terço do metano causado pelo homem vem do gado.

Muitos cientistas acreditam que uma mudança para dietas mais baseadas em vegetais é essencial para combater a crise climática.

Um estudo de 2018 descobriu que o consumo de carne bovina precisa cair 90% nos países ocidentais, sendo substituído por cinco vezes mais feijões e leguminosas. O consumo de leite também deve cair 60%, disseram os pesquisadores.

As próprias emissões de gases do efeito estufa não são as únicas causas ambientais causadas pela carne. A pecuária também é uma das principais causas do desmatamento, com a maior parte da destruição da Amazônia sendo atribuída à pecuária e à soja, esta última cultivada principalmente para alimentar porcos e galinhas de criação. A pecuária também está causando perda de biodiversidade, poluição da água e zonas mortas oceânicas.