A origem do sistema solar na surpreendente intuição do filósofo Kant

A história está repleta de filósofos que deram valiosas contribuições para o progresso da ciência e entre estes, no âmbito da ciência espacial, o filósofo alemão Immanuel Kant.

sistema solar
A preciosa contribuição do filósofo Kant para a compreensão do sistema solar.

Houve um tempo em que os filósofos também eram cientistas e os cientistas também eram filósofos. Essa união entre filosofia e ciência, que tem origens distantes, beneficiou tanto a filosofia quanto a ciência.

Sistemas geocêntricos e heliocêntricos

Dentre os primeiros filósofos científicos cuja produção literária é bastante conhecida, citamos o filósofo grego Aristóteles.

Juntamente com o astrônomo (mas também astrólogo e geógrafo) Ptolomeu, Aristóteles elaborou o famoso sistema "aristotélico-ptolomaico", mais comumente conhecido como sistema geocêntrico. Era um sistema cosmológico (hoje sabemos que é um sistema incorreto) que considerava a Terra o centro do Universo (geos = Terra e cêntrico = no centro).

A revolução de Copérnico

Hoje sabemos que o sistema posteriormente elaborado pelo astrônomo polonês (mas também matemático e religioso) Copérnico era mais correto do que o geocêntrico (mas não exato), ou seja, o sistema heliocêntrico (hélio = Sol e cêntrico = no centro) de acordo com o qual o Sol, e não a Terra, estaria no centro do Universo.

A transição de uma visão com a Terra no centro para uma com o Sol no centro é chamada de revolução copernicana, termo comumente usado hoje para aqueles eventos de qualquer natureza em que a perspectiva é radicalmente alterada.

De fato, sabemos que nem mesmo o Sol está no centro do universo, mas está localizado em um ponto suficientemente distante do centro de uma Galáxia ou Via Láctea, que é uma das bilhões de galáxias presentes no Universo.

epiciclos
Sistema geocêntrico com indicação de epiciclos (pequenos círculos) e deferentes (grandes círculos). Crédito: EduInaf.

Se no sistema heliocêntrico o movimento dos planetas é descrito de forma simples através de órbitas elípticas com o Sol em um dos focos, a descrição do mesmo movimento dos planetas no sistema geocêntrico exigia algo verdadeiramente engenhoso, isto é, o uso de órbitas ao longo de epiciclos (pequenos círculos) cujos centros orbitavam por sua vez em torno dos deferentes, ou seja, círculos maiores.

A combinação muito complicada de epiciclos e deferentes era a única maneira de explicar o movimento dos planetas observados no céu, sendo o sistema de referência centrado na Terra.

Kant e a origem do sistema solar

Mas voltando à história dos filósofos e cientistas, entre os últimos em ordem cronológica devemos citar o filósofo alemão Kant, filósofo e cientista do século XVIII, mas também um dos maiores filósofos de todos os tempos.

Desde o século XIX, por várias razões, filosofia e ciência foram se separando, quando não entraram em conflito. Poderíamos chamar isso de divórcio real.

A primeira e brilhante intuição de qual poderia ser a origem do Sol e do sistema solar pertence a Kant. Kant havia levantado a hipótese de que uma nuvem inicial de gás muito extensa começou a se contrair gravitacionalmente, assumindo a forma de um disco giratório, e que o Sol se formou em seu centro, onde o gás se tornou mais denso, enquanto parte do gás restante deu origem aos planetas do sistema solar.

Impressionante pensar que qualitativamente Kant havia acertado!

Kant assumiu corretamente a origem do sistema solar

Hoje, graças às observações astronômicas da Terra e do espaço, e graças a uma nova geração de instrumentos que nos permitem explorar o céu em diferentes comprimentos de onda, do visível ao infravermelho e ao rádio, descobrimos numerosos sistemas planetários extrassolares. Até o momento, 4037 são conhecidos, de acordo com o relatório da NASA.

Graças ao fato de que esses sistemas planetários têm idades diferentes (de alguns milhões de anos a bilhões de anos), podemos observar os diferentes estágios de sua evolução.

A imagem que emerge da análise desses sistemas planetários de diferentes idades é que sua origem está justamente no colapso de nuvens iniciais de poeira e gás.

Devido a instabilidades gravitacionais, por causa de fenômenos dentro e fora da nuvem, em alguns pontos a nuvem começa a se contrair. Como a nuvem está inicialmente girando (tudo no universo gira!) ela começa a se achatar assumindo a forma de um disco no centro do qual se forma a estrela e seu sistema planetário dentro do disco.

Kant não poderia ter dito melhor!

Hoje observamos protoestrelas, ou seja, estrelas tão jovens que ainda estão imersas (envoltas) em sua nuvem molecular e protoplanetas que se formam a partir da poeira e do gás presentes na nuvem por colapso gravitacional (processo que leva à formação de planetas gasosos) ou por acreção, ou seja, através das colisões de pequenos corpos que gradualmente se tornam maiores (processo que leva à formação de planetas rochosos).

É admirável como o filósofo-cientista chegou a tal intuição sobre a formação do sistema solar com mais de dois séculos de antecedência e sem indícios de natureza observacional, mas graças à capacidade especulativa da mente.