Aumento da temperatura pode gerar enormes tsunamis a partir da Antártida

O aumento da temperatura do mar pode gerar enormes tsunamis na Antártica, segundo as evidências de um estudo recente. A Argentina é um dos países que poderia acompanhar de perto o desenvolvimento deste tipo de pesquisas.

Tsunami antártica
O aumento da temperatura do mar poderia estar por trás da desestabilização do fundo marinho ao longo da Antártica, gerando condições de instabilidade sobre as massas de gelo ali localizadas.

Quando falamos do comportamento do gelo antártico, logo pensamos no gelo que vemos na superfície do oceano, que é observado por satélites e equipamentos na terra. Mas o maior perigo está justamente abaixo disso. Os deslizamentos de sedimentos sob o leito marinho da Antártica podem desencadear tsunamis gigantes à medida que os oceanos aquecem, uma hipótese que está sendo investigada para se compreender o processo.

Um novo estudo sugere que as mudanças observadas no clima global atualmente podem desencadear tsunamis gigantes, provocando deslizamentos de terra submarinos na Antártida. Esta é uma questão de suma importância e deveria ser de preocupação global, principalmente para os países do Hemisfério Sul, como a Argentina, o Chile, a África do Sul, a Nova Zelândia, a Austrália, e também mais ao norte a costa do oceano Índico.

As conclusões desta pesquisa foram divulgadas em 18 de maio na revista Nature Communications. Segundo o estudo, através da perfuração de núcleos de sedimentos a centenas de metros abaixo do fundo do mar da Antártica, descobriu-se que, durante períodos anteriores ao aquecimento global, há cerca de 3 e 15 milhões de anos atrás, se formaram e deslizaram camadas de sedimentos soltos que provocaram enormes ondas de tsunami em direção às costas da América do Sul, da Nova Zelândia e do sudeste Asiático.

O maior perigo está no fundo do mar

Agora, com o aumento das temperaturas aquecendo os oceanos, os pesquisadores acreditam que existe a possibilidade destes tsunamis voltarem a ocorrer no futuro. A equipe, liderada por Jenny Gales, da Escola de Ciências Biológicas e Marinhas da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, indicou que as margens continentais da Antártica representam um risco desconhecido de tsunami gerado por deslizamentos submarinos para as populações e infraestruturas do Hemisfério Sul.

Antártica, tsunami
O quadro indica o processo que foi comprovado em anteriores deslizamentos de terra no fundo do mar que geraram mega-tsunamis.

Compreender os fatores de ruptura de taludes (encostas naturais) é essencial para avaliar futuros riscos geológicos. O estudo multidisciplinar visou um importante complexo de deslizamento de terras submarino ao longo da vertente continental oriental do Mar de Ross, identificando fatores de pré-condicionamento e mecanismos de ruptura. As camadas fracas, identificadas sob três deslizamentos submarinos, consistem em pacotes distintos de diatomáceas e diamictitos glácio-marinhos intercalados entre o Mioceno e o Plioceno.

As diferenças observadas, resultantes das variações glaciais e interglaciais da produtividade biológica, da proximidade dos gelos e da circulação oceânica, provocaram alterações na deposição de sedimentos que condicionaram previamente a ruptura dos taludes. Estes deslizamentos de terra submarinos recorrentes na Antártica foram, provavelmente, desencadeados por sismicidade associada ao reajustamento glacial, levando a falhas nas camadas fracas pré-condicionadas. O atual aquecimento climático e o recuo dos gelos podem aumentar a sismicidade isostática regional (ajuste pós-glacial), desencadeando deslizamentos submarinos antárticos.

Uma história que já ocorreu no passado

Num comunicado divulgado pelo Live Science, Gales afirmou que "os deslizamentos de terras submarinos são um perigo geológico grave, que podem desencadear tsunamis e causar perdas de vidas humanas". Estas descobertas ressaltam a necessidade urgente de melhorar a nossa compreensão de como as mudanças climáticas podem influenciar a estabilidade destas regiões e o potencial para futuros tsunamis".

Mar de Ross
O mapa mostra a área de trabalho no Mar de Ross e o movimento da massa de gelo e o seu efeito sobre o fundo marinho.

Em 2017, os pesquisadores encontraram, pela primeira vez, provas de antigos deslizamentos de terras ao longo da Antártica, no leste do Mar de Ross. Sob estes deslizamentos, encontraram camadas de sedimentos fracos cheios de criaturas marinhas fossilizadas, conhecidas como fitoplâncton. Em 2018, voltaram à área e perfuraram profundamente o fundo do mar para extrair núcleos de sedimentos, cilindros longos e finos da crosta terrestre que mostram, camada a camada, a história geológica da região.

Ao analisar os núcleos de sedimentos, os cientistas descobriram que as fracas camadas de sedimentos se formaram durante dois períodos: há cerca de 3 milhões de anos, durante o período quente do Plioceno médio, e há cerca de 15 milhões de anos, durante o Mioceno. Durante esses períodos, as águas que circundavam a Antártica eram 3 graus Celsius mais quentes que as atuais, provocando a proliferação de algas que, uma vez mortas, enchiam o fundo do mar com sedimentos ricos, tornando a região propensa a deslizamentos de terras.

Durante os climas frios e as eras glaciais posteriores, estas camadas escorregadias foram cobertas por camadas espessas de cascalho grosso dos glaciares e icebergs, gerando um sistema que pode tornar-se perigosamente instável com as mudanças climáticas atuais.